Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Allah o Senhor dos Mundos. E que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre o melhor dos Homens, nosso Senhor Muhammad, o Selo dos Profetas e Líder dos Mensageiros.
Allah diz no Sagrado Qur’an (Alcorão), Surah al-Dhariyat:
“E [não] criei os jinns e os humanos, senão para Me adorarem” [51:56]
Explicando tal verso, Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), disse que o significado de “para Me adorarem” é “para Me conhecerem” (liyarifuni). A adoração perfeita de Allah, depende, portanto, do grau de Conhecimento que temos d’Ele. A tal conhecimento de Allah chamamos ma’arifatullah (conhecimento de Allah), e isso possui níveis. Aquele a quem Allah beneficiou plenamente com tal Conhecimento é o ‘arif billah (o perfeito conhecedor por Allah). Segundo Ibn Ajiba (que a Misericórdia de Allah esteja sobre ele): “aquele que chega à contemplação do Real e se afiança a Ele, recebe o nome de ‘arif (gnóstico)”.
Esse Conhecimento, por sua vez, não se obtém por meios aleatórios, mas os meios foram delineados por Allah no Alcorão e vivenciados pelo Profeta Muhammad ﷺ.
A Ciência tradicional do Islam que estuda os meios de se obter a Ma’arifa de Allah e, assim, adorá-Lo verdadeiramente é comumente denominada de Tasawwuf.
Nosso Mestre, Guia e Sheikh, Mawlana Seiydi Muhammad Mahi Cisse (que Allah o preserve), disse:
Tasawwuf significa sufismo e veio do Profeta Muhammad ﷺ, já que apenas o nome [tasawwuf] não vem do Profeta ﷺ, mas toda a prática em Tasawwuf nós recebemos dele ﷺ. Pois, se o Tasawwuf é, em conclusão, fazer khalwa, fazer zikr, todos sabem que isso veio do Profeta ﷺ – porque ele costumava passar 40 dias em “ghar hira” (caverna de Hira) para adorar Allah. [Mas] se tasawwuf é permanecer quieto, isso também vem do Profeta Muhammad ﷺ porque ele disse “Man kana yu’minu billahi wal yawmil akhiri fal yaqul khairan aw liyasmut – “Quem acredita em Allah e no Último dia diga bem ou fique quieto”.
E ele ﷺ costumava ficar alguns dias fora sem comer qualquer coisa: também essa é a maneira do tasawwuf limpar a nafs (ego ou alma), ficar com fome com o intuito de purificar a nafs. Então, isso veio do Profeta Muhammad.
E o Islam, todos sabem, é o Din (religião) de Allah, “inna dina ‘indallahul Islam”. Mas, Islam tem diferentes níveis: al-Islam wa al-Iman wa al-Ihsan. Níveis que encontramos no hadith de Jibril, o famoso hadith que todo mundo conhece.
Al-Islam “qawl la ilaha illa Allah”: o Islam é dizer La ilaha illa Allah (…) no [nível do] Islam se usa sua língua –
Al-Iman deve-se conhecer que não há nada senão Allah –
Fa’alam annahu La Ilaha illa Allahu wa astaghfir lidhanbika (47-19)
Allah disse ao Profeta ﷺ: “Saiba que não há divindade exceto de Allah“, este nível é diferente de “diga la ilaha illa Allah“, porque para dizer la ilaha illa Allah você usa a sua língua, sem ter que ter isso em seu coração – já que ter isso no coração e conhecer isso, é Iman. Então, é por isso que o Profeta ﷺ disse sobre Abu Bakr al-Siddiq, ele disse: “Abu Bakr não é o melhor de vocês porque ele faz muito salat ou jejua muito, mas por causa de algo em seu coração”. E isto é o Iman. Al-Iman é al-‘ilm la ilaha illa Allah: o Conhecimento de que não há divindade exceto Allah.
E o Ihsan é cumprir todos os seus deveres da melhor maneira sobre o “la ilaha illa Allah”: este é o maqam al-ihsan.
Como foi mencionado, todos os três níveis da Religião acham-se relacionados no famoso hadith de Jibril, cujo termo Ihsan, o Amado Profeta Muhammad ﷺ se referiu dizendo:
“Ihsan é adorar Allah como se você o visse, pois, se você não O vê, Ele certamente te vê”.
E é tal conduta, excelente e virtuosa (ihsan) em cada momento, para com Allah e Sua Criação, seja em público ou secretamente, adorando-O como se O visse, que constitui a Essência e a Realidade do Sufismo.
Sobre a relação entre Sufismo e Ihsan, isto é, entre o Sufismo e a Excelência na Adoração de Allah, nosso Mestre, o Selo da Santidade Muhammadiana, Seiydina Sheikh Ahmad Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele), disse:
اعلم أن التصوف هو امتثال الأمر و اجتناب النهي في الظاهر و الباطن من حيث يرضى لا من حيث ترضى
“Saiba que o sufismo [al-tasawwuf] é conformar-se à Sua ordem e evitar o que Ele proibiu, externa e internamente, [agindo] da maneira que Lhe agrada, e não da maneira que te agrada.”
Ibn Ajiba, por sua vez, asseverou que: “Tasawwuf é a ciência pela qual se conhece o método (al-tariqa) para chegar à Presença de Allah”. Disse, também que é “a purificação e substituição das características internas reprováveis por qualidades que enobrecem o ser humano”, e ainda que é o “ausentar-se criação pela contemplação da Verdadeira origem da criação”.
Vemos, assim, que o Sufismo é uma Ciência (al-‘ilm al-Tasawwuf) cujo objetivo é Allah e o êxito é atingido pelo constante esforço na excelência da adoração – esta por sua vez foi ensinada por Allah no Alcorão e vivenciada pelo Profeta Muhammad ﷺ. É neste sentido que se diz que o Tasawwuf fornece um método (tariqa) para todo aquele que, de modo sincero, atenda às suas condições e requisitos, sendo, portanto, o Conhecimento para a Purificação do Ego (al-‘ilm al-Tazqiyat al-Nafs ou Taharat al-Nafs) e do acesso à Ma’arifa de Allah. Disse Ibn Ajiba: “Tasawwuf é um caminho de esforço pessoal, cujo fruto e resultado se encontram no final do percurso”.
Eis a essência do Sufismo!
E de Allah é todo o sucesso!
A Excelência do Tasawwuf (Sufismo)
Em Nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Allah o Senhor dos Mundos. E que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre o melhor dos Homens, nosso Senhor Muhammad, o Selo dos Profetas e Líder dos Mensageiros.
Allah diz no Sagrado Qur’an (Alcorão), Surah al-Dhariyat:
“E [não] criei os jinns e os humanos, senão para Me adorarem” [51:56]
Explicando tal verso, Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele), disse que o significado de “para Me adorarem” é “para Me conhecerem” (liyarifuni).
A adoração perfeita de Allah, depende, portanto, do grau de Conhecimento que temos d’Ele. A tal conhecimento de Allah chamamos ma’arifatullah (conhecimento de Allah), e isso possui níveis. Aquele a quem Allah beneficiou plenamente com tal Conhecimento é o ‘arif billah (o perfeito conhecedor por Allah). Segundo Ibn Ajiba (que a Misericórdia de Allah esteja sobre ele): “aquele que chega à contemplação do Real e se afiança a Ele, recebe o nome de ‘arif (gnóstico)”.
Esse Conhecimento, por sua vez, não se obtém por meios aleatórios, mas os meios foram delineados por Allah no Alcorão e vivenciados pelo Profeta Muhammad ﷺ.
A Ciência tradicional do Islam que estuda os meios de se obter a Ma’arifa de Allah e, assim, adorá-Lo verdadeiramente é comumente denominada de Tasawwuf.
Nosso Mestre, Guia e Sheikh, Mawlana Seiydi Muhammad Mahi Cisse (que Allah o preserve), disse:
Tasawwuf significa sufismo e veio do Profeta Muhammad ﷺ, já que apenas o nome [tasawwuf] não vem do Profeta ﷺ, mas toda a prática em Tasawwuf nós recebemos dele ﷺ. Pois, se o Tasawwuf é, em conclusão, fazer khalwa, fazer zikr, todos sabem que isso veio do Profeta ﷺ – porque ele costumava passar 40 dias em “ghar hira” (caverna de Hira) para adorar Allah. [Mas] se tasawwuf é permanecer quieto, isso também vem do Profeta Muhammad ﷺ porque ele disse “Man kana yu’minu billahi wal yawmil akhiri fal yaqul khairan aw liyasmut – “Quem acredita em Allah e no Último dia diga bem ou fique quieto”.
E ele ﷺ costumava ficar alguns dias fora sem comer qualquer coisa: também essa é a maneira do tasawwuf limpar a nafs (ego ou alma), ficar com fome com o intuito de purificar a nafs. Então, isso veio do Profeta Muhammad.
E o Islam, todos sabem, é o Din (religião) de Allah, “inna dina ‘indallahul Islam”. Mas, Islam tem diferentes níveis: al-Islam wa al-Iman wa al-Ihsan. Níveis que encontramos no hadith de Jibril, o famoso hadith que todo mundo conhece.
Al-Islam “qawl la ilaha illa Allah”: o Islam é dizer La ilaha illa Allah (…) no [nível do] Islam se usa sua língua –
Al-Iman deve-se conhecer que não há nada senão Allah –
Fa’alam annahu La Ilaha illa Allahu wa astaghfir lidhanbika (47-19)
Allah disse ao Profeta ﷺ: “Saiba que não há divindade exceto de Allah“, este nível é diferente de “diga la ilaha illa Allah“, porque para dizer la ilaha illa Allah você usa a sua língua, sem ter que ter isso em seu coração – já que ter isso no coração e conhecer isso, é Iman. Então, é por isso que o Profeta ﷺ disse sobre Abu Bakr al-Siddiq, ele disse: “Abu Bakr não é o melhor de vocês porque ele faz muito salat ou jejua muito, mas por causa de algo em seu coração”. E isto é o Iman. Al-Iman é al-‘ilm la ilaha illa Allah: o Conhecimento de que não há divindade exceto Allah.
E o Ihsan é cumprir todos os seus deveres da melhor maneira sobre o “la ilaha illa Allah”: este é o maqam al-ihsan.
Como foi mencionado, todos os três níveis da Religião acham-se relacionados no famoso hadith de Jibril, cujo termo Ihsan, o Amado Profeta Muhammad ﷺ se referiu dizendo:
“Ihsan é adorar Allah como se você o visse, pois, se você não O vê, Ele certamente te vê”.
E é tal conduta, excelente e virtuosa (ihsan) em cada momento, para com Allah e Sua Criação, seja em público ou secretamente, adorando-O como se O visse, que constitui a Essência e a Realidade do Sufismo.
Sobre a relação entre Sufismo e Ihsan, isto é, entre o Sufismo e a Excelência na Adoração de Allah, nosso Mestre, o Selo da Santidade Muhammadiana, Seiydina Sheikh Ahmad Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele), disse:
اعلم أن التصوف هو امتثال الأمر و اجتناب النهي في الظاهر و الباطن من حيث يرضى لا من حيث ترضى
“Saiba que o sufismo [al-tasawwuf] é conformar-se à Sua ordem e evitar o que Ele proibiu, externa e internamente, [agindo] da maneira que Lhe agrada, e não da maneira que te agrada.”
Ibn Ajiba, por sua vez, asseverou que: “Tasawwuf é a ciência pela qual se conhece o método (al-tariqa) para chegar à Presença de Allah”. Disse, também que é “a purificação e substituição das características internas reprováveis por qualidades que enobrecem o ser humano”, e ainda que é o “ausentar-se criação pela contemplação da Verdadeira origem da criação”.
Vemos, assim, que o Sufismo é uma Ciência (al-‘ilm al-Tasawwuf) cujo objetivo é Allah e o êxito é atingido pelo constante esforço na excelência da adoração – esta por sua vez foi ensinada por Allah no Alcorão e vivenciada pelo Profeta Muhammad ﷺ. É neste sentido que se diz que o Tasawwuf fornece um método (tariqa) para todo aquele que, de modo sincero, atenda às suas condições e requisitos, sendo, portanto, o Conhecimento para a Purificação do Ego (al-‘ilm al-Tazqiyat al-Nafs ou Taharat al-Nafs) e do acesso à Ma’arifa de Allah. Disse Ibn Ajiba: “Tasawwuf é um caminho de esforço pessoal, cujo fruto e resultado se encontram no final do percurso”.
Eis a essência do Sufismo!
E de Allah é todo o sucesso!
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