Design sem nome 55 p5vqcdu9kr5yrjbu739fnoripgd3ze5h4s64me1nt6 Alfityanu Siddiq Brasil - Sheikh Mahi Cisse
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A iniciação na Tariqa Tijaniya

“Se buscas o bem, tome a minha via porque

Aquele que a toma, necessariamente obtém a iluminação.”

Sidi Ahmad Sukayrij al-Tijani t

 

Os requisitos para a iniciação na Tariqa Tijaniya são três:  

 

I) Que o aspirante seja muçulmano em idade legal que o torne responsável em termos religiosos (mukallaf) para a prática dos atos de adoração, não importando se é homem ou mulher;

II) Que o aspirante seja iniciado na Tariqa por um sheikh ou muqadddam com autorização para transmitir as litanias;

III) Que o aspirante aceite formalmente as condições.

 

Quanto as condições fundamentais, sem as quais nenhum aspirante será aceito na Tariqa, e que se caso forem quebradas rompem o vínculo do discípulo com o Sheikh Ahmad Tijani t e sua Tariqa, também são três:

I) que o aspirante tenha a firme intenção de permanecer na Tariqa por toda a sua vida;

II) que o aspirante abandone as práticas de qualquer outra Tariqa e jamais mescle o wird Tijani com o wird de qualquer outra tariqa;

III) por fim, que o aspirante jamais visite um santo não Tijani vivo ou morto, com o objetivo de obter benção, guiamento, ou qualquer benefício espiritual – com exceção dos Profetas e Companheiros do Profeta Muhammad r.

O aspirante que aceitar essas três condições, atendidos os três requisitos listados ao início, estará apto a afiliar-se ao nosso amado guia o Sheikh Ahmad al-Tijani t e por fim ao nosso amado, o Santo Profeta Muhammad r.

 

Ao lado das condições fundamentais, acima listadas, podemos elencar outras três não menos importantes:

I) O cumprimento do salat (oração) em seu tempo prescrito, em congregação, se possível;

II) O serviço e a bondade concedida aos pais;

III) O respeito aos limites impostos pelo Islam, cumprindo as obrigações e evitando as proibições.

A seguir, reproduziremos o comentário do Sheikh Imam Hassan Cisse t, acerca das Condições para a iniciação na Tariqa Tijaniya:

 

A primeira e mais importante das condições é que se a pessoa deve se comprometer a permanecer nela [na tariqa] até a morte. Tanto que Allah Idiz no Alcorão Sagrado: 

 

وَاعْبُدْ رَبَّكَ حَتَّىٰ يَأْتِيَكَ الْيَقِينُ

(سورة الحجر 15:99)

…E adora ao teu Senhor até que te chegue a certeza [i.e. a morte] 

(Surat al-Hijr, 15:99] 

Também o Profeta r disse em uma tradição profética (hadith):

“E em verdade, um pouco com constância é melhor que o muito, porém, intermitente.”

No mesmo sentido se toma outro hadith em que o Profeta r disse: 

“A melhor adoração é a constante, inclusive se for pouca.”

 

A segunda das condições é que não se deve combinar esta tariqa com outra. Há cerca de trezentas e treze vias (turuq, plural de tariqa) no Islam, cada uma delas está espiritualmente vinculada aos Companheiros da Batalha de Badr e ao Profeta r. Ainda que todas essas vias guiem ao Caminho do Profeta r os princípio de todas elas se sintetizam na Tariqa Tijaniya, da mesma maneira que os princípios de todas as religiões [divinamente reveladas] do passado se sintetizam no Islam. Allah é Um e Uno. A profecia final e universal é uma e o Sheikh dirigente da última Tariqa, sem dúvida, deve ser um. 

 

A terceira das condições é que uma pessoa que tomou a Tariqa Tijaniya não deve render homenagem (buscando benção ou orientação espiritual) a nenhum Santo (Wali) que não seja tijani, com o propósito de obter algum benefício espiritual. Não obstante, deve-se respeitar a todos os Awliya Allah (Santos de Allah). A razão disso é que, sendo a Tijaniya a fonte principal de todas as outras turuq, bem como a síntese delas, não se encontrará nada em nenhuma tariqa que não se encontre dentro da Tijaniya. Por que então alguém sairia pedindo o que já tem em excesso na sua casa?

 

A quarta das condições é que se deve respeitar sempre as cinco orações diárias em congregação, a não ser que se tenham razões que justifiquem não fazê-lo. É relatado pelo Profeta r que as orações diárias feitas em congregação são vinte e sete vezes melhor do que aquelas que se realizam de maneira individual. Em outra narração se menciona vinte e cinco vezes melhor. Ibn Abbas também narrou do Profeta r que:

“Não há oração (salat) para os vizinhos da mesquita, exceto as orações feitas na mesquita.”

Quando se perguntou ao Profeta r  quem é considerado vizinho da mesquita, ele repondeu:

“[Quem mora até] quarenta casas de distância da mesquita.”

 

A quinta e última condição é que o discípulo deve respeitar os seus pais o máximo possível. Allah I sempre uniu ao Alcorão a ordem de adorá-Lo com a de obediência aos pais. É assim que Allah diz no Alcorão Sagrado: 

 

وَإِذْ أَخَذْنَا مِيثَاقَ
بَنِي إِسْرَائِيلَ لاَ تَعْبُدُونَ إِلاَّ اللَّـهَ وَبِالْوَالِدَيْنِ
إِحْسَانًا وَذِي الْقُرْبَىٰ وَالْيَتَامَىٰ وَالْمَسَاكِينِ وَقُولُوا لِلنَّاسِ
حُسْنًا وَأَقِيمُوا الصَّلاَةَ وَآتُوا الزَّكَاةَ ثُمَّ تَوَلَّيْتُمْ إِلَّا
قَلِيلاً مِّنكُمْ وَأَنتُم مُّعْرِضُونَ

(2:سورة البقرة,83 )

 

E quando exigimos o compromisso dos israelistas, ordenando-lhes: Não adoreis senão a Allah; tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos e os necessitados, falai ao próximo com doçura; observai a oração e pagai o zakat.

(Surat al-Baqara 2: 83) 

 

وَاعْبُدُوا اللَّـهَ وَلَا

تُشْرِكُوا بِهِ شَيْئًا ۖ وَبِالْوَالِدَيْنِ إِحْسَانًا وَبِذِي الْقُرْبَىٰ
وَالْيَتَامَىٰ وَالْمَسَاكِينِ وَالْجَارِ ذِي الْقُرْبَىٰ وَالْجَارِ الْجُنُبِ
وَالصَّاحِبِ بِالْجَنبِ وَابْنِ السَّبِيلِ وَمَا مَلَكَتْ أَيْمَانُكُمْ ۗ إِنَّ
اللَّـهَ لَا يُحِبُّ مَن كَانَ مُخْتَالًا فَخُورًا

(سورة النساء4:36)

 

…Adorai a Allah e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfaos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro, o viajante e os vossos servos, porque Allah não estima arrogante e jactancioso algum.

(Surat al_Nissa, 4:36)

 

وَوَصَّيْنَا الْإِنسَانَ

بِوَالِدَيْهِ حَمَلَتْهُ أُمُّهُ وَهْنًا عَلَىٰ وَهْنٍ وَفِصَالُهُ فِي
عَامَيْنِ أَنِ اشْكُرْ لِي وَلِوَالِدَيْكَ إِلَيَّ الْمَصِيرُ

(سورة لقمان, 31:14)

 

E recomendamos ao homem a benevolência para com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e seu desmame é aos dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque o retorno será a Mim.

(Surat Luqman, 31:14)

 

Assim sendo, quem que que aceite essas condições é aceito e iniciado na Tariqa Tijaniya.

A iniciação na Tariqa Tijaniya

“Se buscas o bem, tome a minha via porque

Aquele que a toma, necessariamente obtém a iluminação.”

Sidi Ahmad Sukayrij al-Tijani t

 

Os requisitos para a iniciação na Tariqa Tijaniya são três:  

 

I) Que o aspirante seja muçulmano em idade legal que o torne responsável em termos religiosos (mukallaf) para a prática dos atos de adoração, não importando se é homem ou mulher;

II) Que o aspirante seja iniciado na Tariqa por um sheikh ou muqadddam com autorização para transmitir as litanias;

III) Que o aspirante aceite formalmente as condições.

 

Quanto as condições fundamentais, sem as quais nenhum aspirante será aceito na Tariqa, e que se caso forem quebradas rompem o vínculo do discípulo com o Sheikh Ahmad Tijani t e sua Tariqa, também são três:

I) que o aspirante tenha a firme intenção de permanecer na Tariqa por toda a sua vida;

II) que o aspirante abandone as práticas de qualquer outra Tariqa e jamais mescle o wird Tijani com o wird de qualquer outra tariqa;

III) por fim, que o aspirante jamais visite um santo não Tijani vivo ou morto, com o objetivo de obter benção, guiamento, ou qualquer benefício espiritual – com exceção dos Profetas e Companheiros do Profeta Muhammad r.

O aspirante que aceitar essas três condições, atendidos os três requisitos listados ao início, estará apto a afiliar-se ao nosso amado guia o Sheikh Ahmad al-Tijani t e por fim ao nosso amado, o Santo Profeta Muhammad r.

 

Ao lado das condições fundamentais, acima listadas, podemos elencar outras três não menos importantes:

I) O cumprimento do salat (oração) em seu tempo prescrito, em congregação, se possível;

II) O serviço e a bondade concedida aos pais;

III) O respeito aos limites impostos pelo Islam, cumprindo as obrigações e evitando as proibições.

A seguir, reproduziremos o comentário do Sheikh Imam Hassan Cisse t, acerca das Condições para a iniciação na Tariqa Tijaniya:

 

A primeira e mais importante das condições é que se a pessoa deve se comprometer a permanecer nela [na tariqa] até a morte. Tanto que Allah Idiz no Alcorão Sagrado: 

 

وَاعْبُدْ رَبَّكَ حَتَّىٰ يَأْتِيَكَ الْيَقِينُ

(سورة الحجر 15:99)

…E adora ao teu Senhor até que te chegue a certeza [i.e. a morte] 

(Surat al-Hijr, 15:99] 

Também o Profeta r disse em uma tradição profética (hadith):

“E em verdade, um pouco com constância é melhor que o muito, porém, intermitente.”

No mesmo sentido se toma outro hadith em que o Profeta r disse: 

“A melhor adoração é a constante, inclusive se for pouca.”

 

A segunda das condições é que não se deve combinar esta tariqa com outra. Há cerca de trezentas e treze vias (turuq, plural de tariqa) no Islam, cada uma delas está espiritualmente vinculada aos Companheiros da Batalha de Badr e ao Profeta r. Ainda que todas essas vias guiem ao Caminho do Profeta r os princípio de todas elas se sintetizam na Tariqa Tijaniya, da mesma maneira que os princípios de todas as religiões [divinamente reveladas] do passado se sintetizam no Islam. Allah é Um e Uno. A profecia final e universal é uma e o Sheikh dirigente da última Tariqa, sem dúvida, deve ser um. 

 

A terceira das condições é que uma pessoa que tomou a Tariqa Tijaniya não deve render homenagem (buscando benção ou orientação espiritual) a nenhum Santo (Wali) que não seja tijani, com o propósito de obter algum benefício espiritual. Não obstante, deve-se respeitar a todos os Awliya Allah (Santos de Allah). A razão disso é que, sendo a Tijaniya a fonte principal de todas as outras turuq, bem como a síntese delas, não se encontrará nada em nenhuma tariqa que não se encontre dentro da Tijaniya. Por que então alguém sairia pedindo o que já tem em excesso na sua casa?

 

A quarta das condições é que se deve respeitar sempre as cinco orações diárias em congregação, a não ser que se tenham razões que justifiquem não fazê-lo. É relatado pelo Profeta r que as orações diárias feitas em congregação são vinte e sete vezes melhor do que aquelas que se realizam de maneira individual. Em outra narração se menciona vinte e cinco vezes melhor. Ibn Abbas também narrou do Profeta r que:

“Não há oração (salat) para os vizinhos da mesquita, exceto as orações feitas na mesquita.”

Quando se perguntou ao Profeta r  quem é considerado vizinho da mesquita, ele repondeu:

“[Quem mora até] quarenta casas de distância da mesquita.”

 

A quinta e última condição é que o discípulo deve respeitar os seus pais o máximo possível. Allah I sempre uniu ao Alcorão a ordem de adorá-Lo com a de obediência aos pais. É assim que Allah diz no Alcorão Sagrado: 

 

وَإِذْ أَخَذْنَا مِيثَاقَ
بَنِي إِسْرَائِيلَ لاَ تَعْبُدُونَ إِلاَّ اللَّـهَ وَبِالْوَالِدَيْنِ
إِحْسَانًا وَذِي الْقُرْبَىٰ وَالْيَتَامَىٰ وَالْمَسَاكِينِ وَقُولُوا لِلنَّاسِ
حُسْنًا وَأَقِيمُوا الصَّلاَةَ وَآتُوا الزَّكَاةَ ثُمَّ تَوَلَّيْتُمْ إِلَّا
قَلِيلاً مِّنكُمْ وَأَنتُم مُّعْرِضُونَ

(2:سورة البقرة,83 )

 

E quando exigimos o compromisso dos israelistas, ordenando-lhes: Não adoreis senão a Allah; tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos e os necessitados, falai ao próximo com doçura; observai a oração e pagai o zakat.

(Surat al-Baqara 2: 83) 

 

وَاعْبُدُوا اللَّـهَ وَلَا

تُشْرِكُوا بِهِ شَيْئًا ۖ وَبِالْوَالِدَيْنِ إِحْسَانًا وَبِذِي الْقُرْبَىٰ
وَالْيَتَامَىٰ وَالْمَسَاكِينِ وَالْجَارِ ذِي الْقُرْبَىٰ وَالْجَارِ الْجُنُبِ
وَالصَّاحِبِ بِالْجَنبِ وَابْنِ السَّبِيلِ وَمَا مَلَكَتْ أَيْمَانُكُمْ ۗ إِنَّ
اللَّـهَ لَا يُحِبُّ مَن كَانَ مُخْتَالًا فَخُورًا

(سورة النساء4:36)

 

…Adorai a Allah e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfaos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro, o viajante e os vossos servos, porque Allah não estima arrogante e jactancioso algum.

(Surat al_Nissa, 4:36)

 

وَوَصَّيْنَا الْإِنسَانَ

بِوَالِدَيْهِ حَمَلَتْهُ أُمُّهُ وَهْنًا عَلَىٰ وَهْنٍ وَفِصَالُهُ فِي
عَامَيْنِ أَنِ اشْكُرْ لِي وَلِوَالِدَيْكَ إِلَيَّ الْمَصِيرُ

(سورة لقمان, 31:14)

 

E recomendamos ao homem a benevolência para com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e seu desmame é aos dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque o retorno será a Mim.

(Surat Luqman, 31:14)

 

Assim sendo, quem que que aceite essas condições é aceito e iniciado na Tariqa Tijaniya.

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