Sobre os três “Meios de Aproximação” (Wasâ'il) mencionados no Alcorão e a Aniquilação do Ego
Tudo que estamos buscando nesta vida e no Além encontra-se na taqwa! Assim eu aconselho a mim mesmo e a todos vocês que tenhamos plena consciência em Allah – em público e em privado. Digo de novo: taqwa é obedecer os mandamentos e evitar as proibições de Allah – interna e externamente. Allah Ta’ala diz:
“Ó fiéis, temei a Allah, tratai de acercar-vos d’Ele e lutai pela Sua causa, quiçá assim prosperareis.” (5:35).
Assim, se você deseja adquirir taqwa, você deve buscar aquilo que te conectará com a sua realização, que são os três wasâ’il mencionados no Alcorão Sagrado:
1. Seguir o Mensageiro de Allah ﷺ em todas as suas palavras e atos. Certamente esse é um “meio de aproximação” a Allah (glorificado e exaltado seja)! “Dize: Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.”(3:31). O Mensageiro de Allah ﷺ está dizendo que se você ama a Allah, então que o siga! Quem quer que siga o Mensageiro nas suas palavras e ações obterá o amor de Allah! Allah diz num Hadîth Qudsi: “Quando Eu o amo, torno-Me ele.” Se Allah ama alguém, Ele se tornará a sua audição, a sua visão, a sua fala, as suas mãos e os seus pés! Esse é o começo da Santidade (Bidâyat al-Wilâya) e esse é o melhor “meio de aproximação” (Wasîla al-Wasîla).
O próprio Alcorão Sagrado é o segundo “meio de aproximação”. A Recordação de Allah, glorificado e exaltado seja, não tem nenhum objetivo ou propósito além da Face de Allah. “Sê paciente, junto a aqueles que pela manhã e à noite invocam seu Senhor, anelando contemplar Seu Rosto. Não negligencies os fiéis, desejando o encanto da vida terrena e não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações.” (18:28). Em outras palavras, aprisione seu ego (ahbasa nafsuka) junto com aqueles que recordam Allah, de manhã e de noite, e não têm nenhum outro propósito (nisto) a não ser buscar a Sua Face, glorificado e exaltado seja! Certamente esse é um “meio de aproximação” que conectará o servo a Allah (glorificado e exaltado seja)!
A Companhia de um Santo Gnóstico (‘Arif Billah). Allah diz: “segue a senda de quem se voltou contrito a Mim.”(31:15). Quem quer que se volte a Allah na totalidade dos seus estados espirituais é para ser considerado um ‘Arif Billah, porque não há nada restante na pessoa exceto Allah! Então quem quer que mantenha a companhia de uma pessoa assim encontrará o “meio de aproximação” que o conectará a Allah (glorificado e exaltado seja)!
A “Realidade da Existência” (Haqîqat al-Kaun) é (para ser considerada) tudo que não seja Allah, a Existência e o Homem ele “próprio” (ego, nafs); mas o Homem deseja união com Allah (al-Insân yurîd al-Wusul ilâ Allah), embora entre ele “próprio” e Allah há véus (hijâb). O “véu” que está bloqueando o homem é (somente) a “Existência” em si! Se uma pessoa persiste na Recordação de Allah (glorificado e exaltado seja!) com presença de coração, ele encontrará a “existência” desaparecendo diante dele e obterá união com Allah! Ele encontrará a “existência” “… como uma miragem no deserto; o sedento crerá ser água e, quando se aproximar dela, não encontrará coisa alguma. Porém, verá ante ele Allah!” (24:39). O “Sheikh Mais Grandioso” (Sheikh al-Akbar), Muhyiddîn Ibn ’Arabi al-Hatimi (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quem quer que tenha sido iluminado para ver a ‘Existência’ (al-Kaun) como uma miragem, certamente foi elevado (para enxergar) para além do véu!”
O Sheikh Completo (al-Sheikh al-Kâmil) é aquele que – quando um discípulo vem até ele buscando união com Allah – a primeira coisa que ele ordena é que se empenhe em recordação abundante de Allah até que adquira a Presença de Allah, de acordo com a via da aniquilação do ego (Tariqa al-Fana’). Isso é porque, a não ser que o servo experimente a extinção de si mesmo na Essência de Allah, nunca obterá a perfeição da fé! Pois, enquanto o véu permanecer, também permanece ali um tipo de punição que alcançará o servo. “Qual! Em verdade, nesse dia, estar-lhes-á vedado contemplar o seu Senhor. Então, entrarão na fogueira.”(83:15-16). Assim, onde quer que esteja o “véu”, também está a punição! Mas se (o discípulo) persistir na recordação de Allah, ele se tornará aniquilado (para a existência)!
Sobre os três tipos de Aniquilação Espiritual (Fanâ’):
1) Aniquilação nos Atos de Allah (Fanâ’ fi’l-Af’al). 2) Aniquilação nos Atributos de Allah (Fanâ’ fi’s-Sifât). 3.) Aniquilação na Essência de Allah (Fanâ’ fi’l-Dhât).
Muito dos crentes alcançaram a estado da aniquilação nos Atos de Allah. Quem quer que saiba que não há Feitor na existência exceto Allah, este é o que se aniquilou nos Atos de Allah. De fato, muito dos crentes comuns obtiveram esse grau de aniquilação.
Eu disse para os meus alunos, em uma das aulas de gramática árabe, que os gramáticos dizem: “O Feitor na realidade é Allah, mesmo se Ele produzir uma ação metaforicamente por meio de um agente, pois Aquele que produz a ação é inseparável da ação desempenhada.” Isto é porque é tudo Allah! O “Feitor na Realidade” é Allah (al-Fâ’il Haqîqatun) e o agente metafórico (al-fâ’il majazan) que (aparentemente) “faz” a ação, é também Allah! Quem quer que saiba que não há Feitor na existência exceto Allah, alcançou a aniquilação nos Atos de Allah – na Presença dos Atos de Allah (Fî Hadrat al-Af’al) – e esta pessoa encontrou algo da Fé verdadeira (que é necessária).
Se a pessoa alcança a estado de Aniquilação nos Atributos (Fanâ’ fi’s Sifât), ele realmente ascendeu a um patamar superior. Os atributos de Allah são bem conhecidos por todos nós, como estudamos nos livros de Tauhîd (Unicidade) que começam enumerando Seus Atributos (Essenciais):
Poder (Qudra);
Vontade (Irâda);
Conhecimento (‘Ilm);
Vida (Hayât);
Audição (Sami’a);
Visão (Basar);
Fala (Kalâm).
Quando atribuímos cada um destes Atributos (Essenciais) de Allah somente a Ele, obtemos o estado de aniquilação nos Atributos de Allah. Os ‘ulamâ’ estabeleceram para nós nos nossos ensinos elementares que não há poder, vontade, conhecimento, vida, audição, visão ou fala exceto os de Allah! Assim, quem quer que obtenha (o conhecimento real disso) alcançou o estado de Fanâ’ fi’s-Sifât! Se a pessoa persistir na Tarqiyya e for elevada além disso, alcançará o estado de aniquilação na Essência de Allah (Fanâ’ fi’l-Dhât).
Sermão do Shaikh al-Islâm Ibrâhîm Niasse (que ALlah esteja satisfeito com ele)
Fonte: Jawâhir al-Rasâ’il
Traduzido ao inglês por: Imâm Muhammad Abdullahi (EUA)
Traduzido ao português por: Ya’qûb ‘Abd al-Jabbâr Ghîmârâish (al-Brâzîli al-Tijâni)
Sobre os três “Meios de Aproximação” (Wasâ'il) mencionados no Alcorão e a Aniquilação do Ego
Tudo que estamos buscando nesta vida e no Além encontra-se na taqwa! Assim eu aconselho a mim mesmo e a todos vocês que tenhamos plena consciência em Allah – em público e em privado. Digo de novo: taqwa é obedecer os mandamentos e evitar as proibições de Allah – interna e externamente. Allah Ta’ala diz:
“Ó fiéis, temei a Allah, tratai de acercar-vos d’Ele e lutai pela Sua causa, quiçá assim prosperareis.” (5:35).
Assim, se você deseja adquirir taqwa, você deve buscar aquilo que te conectará com a sua realização, que são os três wasâ’il mencionados no Alcorão Sagrado:
1. Seguir o Mensageiro de Allah ﷺ em todas as suas palavras e atos. Certamente esse é um “meio de aproximação” a Allah (glorificado e exaltado seja)! “Dize: Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.”(3:31). O Mensageiro de Allah ﷺ está dizendo que se você ama a Allah, então que o siga! Quem quer que siga o Mensageiro nas suas palavras e ações obterá o amor de Allah! Allah diz num Hadîth Qudsi: “Quando Eu o amo, torno-Me ele.” Se Allah ama alguém, Ele se tornará a sua audição, a sua visão, a sua fala, as suas mãos e os seus pés! Esse é o começo da Santidade (Bidâyat al-Wilâya) e esse é o melhor “meio de aproximação” (Wasîla al-Wasîla).
O próprio Alcorão Sagrado é o segundo “meio de aproximação”. A Recordação de Allah, glorificado e exaltado seja, não tem nenhum objetivo ou propósito além da Face de Allah. “Sê paciente, junto a aqueles que pela manhã e à noite invocam seu Senhor, anelando contemplar Seu Rosto. Não negligencies os fiéis, desejando o encanto da vida terrena e não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações.” (18:28). Em outras palavras, aprisione seu ego (ahbasa nafsuka) junto com aqueles que recordam Allah, de manhã e de noite, e não têm nenhum outro propósito (nisto) a não ser buscar a Sua Face, glorificado e exaltado seja! Certamente esse é um “meio de aproximação” que conectará o servo a Allah (glorificado e exaltado seja)!
A Companhia de um Santo Gnóstico (‘Arif Billah). Allah diz: “segue a senda de quem se voltou contrito a Mim.”(31:15). Quem quer que se volte a Allah na totalidade dos seus estados espirituais é para ser considerado um ‘Arif Billah, porque não há nada restante na pessoa exceto Allah! Então quem quer que mantenha a companhia de uma pessoa assim encontrará o “meio de aproximação” que o conectará a Allah (glorificado e exaltado seja)!
A “Realidade da Existência” (Haqîqat al-Kaun) é (para ser considerada) tudo que não seja Allah, a Existência e o Homem ele “próprio” (ego, nafs); mas o Homem deseja união com Allah (al-Insân yurîd al-Wusul ilâ Allah), embora entre ele “próprio” e Allah há véus (hijâb). O “véu” que está bloqueando o homem é (somente) a “Existência” em si! Se uma pessoa persiste na Recordação de Allah (glorificado e exaltado seja!) com presença de coração, ele encontrará a “existência” desaparecendo diante dele e obterá união com Allah! Ele encontrará a “existência” “… como uma miragem no deserto; o sedento crerá ser água e, quando se aproximar dela, não encontrará coisa alguma. Porém, verá ante ele Allah!” (24:39). O “Sheikh Mais Grandioso” (Sheikh al-Akbar), Muhyiddîn Ibn ’Arabi al-Hatimi (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quem quer que tenha sido iluminado para ver a ‘Existência’ (al-Kaun) como uma miragem, certamente foi elevado (para enxergar) para além do véu!”
O Sheikh Completo (al-Sheikh al-Kâmil) é aquele que – quando um discípulo vem até ele buscando união com Allah – a primeira coisa que ele ordena é que se empenhe em recordação abundante de Allah até que adquira a Presença de Allah, de acordo com a via da aniquilação do ego (Tariqa al-Fana’). Isso é porque, a não ser que o servo experimente a extinção de si mesmo na Essência de Allah, nunca obterá a perfeição da fé! Pois, enquanto o véu permanecer, também permanece ali um tipo de punição que alcançará o servo. “Qual! Em verdade, nesse dia, estar-lhes-á vedado contemplar o seu Senhor. Então, entrarão na fogueira.”(83:15-16). Assim, onde quer que esteja o “véu”, também está a punição! Mas se (o discípulo) persistir na recordação de Allah, ele se tornará aniquilado (para a existência)!
Sobre os três tipos de Aniquilação Espiritual (Fanâ’):
1) Aniquilação nos Atos de Allah (Fanâ’ fi’l-Af’al). 2) Aniquilação nos Atributos de Allah (Fanâ’ fi’s-Sifât). 3.) Aniquilação na Essência de Allah (Fanâ’ fi’l-Dhât).
Muito dos crentes alcançaram a estado da aniquilação nos Atos de Allah. Quem quer que saiba que não há Feitor na existência exceto Allah, este é o que se aniquilou nos Atos de Allah. De fato, muito dos crentes comuns obtiveram esse grau de aniquilação.
Eu disse para os meus alunos, em uma das aulas de gramática árabe, que os gramáticos dizem: “O Feitor na realidade é Allah, mesmo se Ele produzir uma ação metaforicamente por meio de um agente, pois Aquele que produz a ação é inseparável da ação desempenhada.” Isto é porque é tudo Allah! O “Feitor na Realidade” é Allah (al-Fâ’il Haqîqatun) e o agente metafórico (al-fâ’il majazan) que (aparentemente) “faz” a ação, é também Allah! Quem quer que saiba que não há Feitor na existência exceto Allah, alcançou a aniquilação nos Atos de Allah – na Presença dos Atos de Allah (Fî Hadrat al-Af’al) – e esta pessoa encontrou algo da Fé verdadeira (que é necessária).
Se a pessoa alcança a estado de Aniquilação nos Atributos (Fanâ’ fi’s Sifât), ele realmente ascendeu a um patamar superior. Os atributos de Allah são bem conhecidos por todos nós, como estudamos nos livros de Tauhîd (Unicidade) que começam enumerando Seus Atributos (Essenciais):
Poder (Qudra);
Vontade (Irâda);
Conhecimento (‘Ilm);
Vida (Hayât);
Audição (Sami’a);
Visão (Basar);
Fala (Kalâm).
Quando atribuímos cada um destes Atributos (Essenciais) de Allah somente a Ele, obtemos o estado de aniquilação nos Atributos de Allah. Os ‘ulamâ’ estabeleceram para nós nos nossos ensinos elementares que não há poder, vontade, conhecimento, vida, audição, visão ou fala exceto os de Allah! Assim, quem quer que obtenha (o conhecimento real disso) alcançou o estado de Fanâ’ fi’s-Sifât! Se a pessoa persistir na Tarqiyya e for elevada além disso, alcançará o estado de aniquilação na Essência de Allah (Fanâ’ fi’l-Dhât).
Sermão do Shaikh al-Islâm Ibrâhîm Niasse (que ALlah esteja satisfeito com ele)
Fonte: Jawâhir al-Rasâ’il
Traduzido ao inglês por: Imâm Muhammad Abdullahi (EUA)
Traduzido ao português por: Ya’qûb ‘Abd al-Jabbâr Ghîmârâish (al-Brâzîli al-Tijâni)
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