Em que pese as condições acima serem suficientes para que se dê a iniciação na Tariqa, vários sábios elencaram condições extras como requisitos de aperfeiçoamento do caminhar do discípulo na Tariqa, na obra magna do Sheikh al-Hajj ‘Umar Futi Tall, entitulada Kitab Rimah Hizb al-Rahim ‘ala Nuhur Hizb al-Rajim, o grande Khalifa africano lista 23 condições, que se cumpridas conduzirão o aspirante ao êxito no caminho espiritual e no Kitab Fat’h al-Rabbani fi ma Yahtaju ilaihi al-Murid al-Tijani [são mencionadas 40 condições indispensáveis à correta prática do método Tijani.
Reproduziremos, a seguir, uma excelente compilação de informações dispostas no site www.tariqa-tijaniyya.es:
Concluído esse comentário, passamos a relatar as quarenta condições que conformariam a regra tijani e que se dividem em duas categorias, sem nos esquecermos o que já se disse mais acima:
- Condições que aperfeiçoam a Tariqa;
- Condições que são indispensáveis para a validade da Tariqa.
E elas podem ser classificadas em:
- a.Condições vinculadas à conduta do indivíduo;
- b. Condições vinculadas à prática das litanias.
Então teremos a seguinte classificação:
1a – 20 condições que aperfeiçoam a Tariqa, vinculadas à conduta do indivíduo;
1b – 10 condições que aperfeiçoam a Tariqa, vinculadas à prática das litanias;2a – 3 condições que são indispensáveis para permanecer na Tariqa
2b – 7 condições que são indispensáveis para a validade das litanias recitadas
1a – As condições que aperfeiçoam a Tariqa vinculadas à conduta do indivíduo são relativas à atitude, conduta ou comportamento do aluno Tijani e devem ser respeitadas:
1. O candidato escolherá livremente um muqaddam que tenha uma autorização autêntica (idhn sahih). O muqaddam deverá explicar os compromissos e as condições de adesão à Tariqa Tijaniya antes de conceder a permissão de recitar as litanias ao candidato. É necessário que o candidato se assegure de que o muqaddam que lhe conferirá as litanias tenha temor do seu Senhor, observe a Shari’ah e esteja investido na sua função por um muqaddam que por sua vez recebera permissão de outro e assim ininterruptamente em uma cadeia de transmissão que chegará até Seiydina Sheikh Ahmad al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele) o qual, por sua vez recebera permissão (idhn) do próprio Profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) em estado de vigília.
2. O aluno Tijani deve realizar sempre as cinco orações obrigatórias, pois Allah (Exaltado e Louvado seja) diz no Alcorão Sagrado:
وَأَقِيمُواْ الصَّلاَةَ وَآتُواْ الزَّكَاةَ وَارْكَعُواْ مَعَ الرَّاكِعِينَ
(سورة البقرة, 2:43)
Praticai a oração, pagai o zakat e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
(Surat al-Baqara, 2:43)
As cinco orações devem ser realizadas, respeitando -se todos os requisitos legais exigidos e sempre que se possa em congregação, em assembleias ortodoxas nas que não se despreze os Santos de Allah, nem o sufismo; fora das assembleias de inovadores tal como o indica o final do versículo anterior:
وَارْكَعُوا مَعَ الرَّاكِعِينَ
(سورة البقرة, 2:43)
…e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
(Surat al-Baqara, 2:43)
As orações devem ser feitas nos horários prescritos, pois Allah (exaltado seja) diz no Alcorão Sagrado:
إِنَّ الصَّلاَةَ كَانَتْ عَلَى الْمُؤْمِنِينَ كِتَاباً مَّوْقُوتا
(سورة النساء, 4:103)
…observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser cumprida em seu devido tempo.
(Surat al-Nissa, 4:103)
E com devoção:
قَدْ أَفْلَحَ الْمُؤْمِنُونَ الَّذِينَ هُمْ فِي صَلاَتِهِمْ خَاشِعُونَ
(سورة المؤمنون, 23:1)
É certo que prosperarão os fiéis, que são humildes [i.e. devotos] em suas orações.
(Surat al-Mu’minun, 23:1-2)
3. O aluno Tijani deverá recitar, em todas as suas orações, a basmala da primeira sura do Alcorão (al-Fatiha), recitando-a em voz alta, se a reza se realiza recitando o Alcorão em voz alta.
4. O aluno Tijani deverá permanecer calmo, durante a reza, na genuflexão (ruku) e na prostração (sujud) o tempo em que se recite três vezes subhana Rabbi-l-‘Azim.
5. O aluno Tijani deverá praticar as orações supererrogatórias da noite (tahajjud); pelo menos dois ciclos de oração completos.
6. O aluno Tijani deverá respeitar a hierarquia de obrigações religiosas quanto aos atos de adoração obrigatórios e supererrogatórios, dando sempre prioridade aos atos de obrigação (fara’id) sobre os meritórios (nawafil).
7. O aluno Tijani deverá ser sincero nas suas palavras e atos. Deverá evitar as mentiras e os enganos, assim como o censurável e o duvidoso.
8. O aluno Tijani deverá respeitar e ajudar os seus pais vivos ou mortos. Se estiverem vivos, deverá lhes dar amor e assistência, e si estiverem mortos deverá orar e pedir pelo repouso das suas almas todo dia.
9. O aluno Tijani deverá amar o nosso venerado guia o Sheikh Ahmad al-Tijani até a morte. Deverá tomar consciência de que se encontra em todo momento na presença do Sheikh Ahmad al-Tijani e por isso deverá observar uma atitude respeitosa em todas as circunstâncias e particularmente quando se praticar o zikr.
Os sinais do amor que o aluno professa ao Sheikh Ahmad al-Tijani se manifestam no respeito e na consideração que observa ao seu muqaddam, que na realidade é um representante do Sheikh Ahmad al-Tijani.
10. O aluno Tijani deverá respeitar a todos aqueles que pertençam à Tariqa Tijaniya e sobretudo aos anciãos da Tariqa.
11. O aluno Tijani não deverá prejudicar outro discípulo nem ser injusto com ele. Nosso venerável mestre o Sheikh Ahmad al-Tijani disse que o Profeta lhe dissera:
“Diga aos seus discípulos que não se machuquem, pois todos eles são meus filhos e quem toca no filho, toca no pai.”
12. O aluno Tijani deverá engrandecer e respeitar todos os santos de Allah – Auliya’ Allah– vivos ou mortos, pois são criaturas amadas de Allah.
13. O aluno Tijani deverá amar e respeitar a todos os seus semelhantes, pois são criaturas de Allah. Deverá tentar que as criaturas de Allah não rompam com ele, ser doce com eles e evitar irritá-los. Evitará permanecer mais de três dias sem falar com uma das criaturas de Allah.
14. O aluno Tijani deverá detestar todos os inimigos do nosso venerado guia, o Sheikh Ahmad al-Tijani e os inimigos dos Santos de Allah – Awliya’ Allah –, não se sentar com eles, não comer com eles, não se associar com eles. Tudo isso com mesura e justiça, pois quem hoje é seu inimigo por Allah amanhã pode ser seu amigo por Allah.
15. O aluno Tijani deverá crer firmemente e preservar tudo aquilo que venha do Sheikh Ahmad al-Tijani.
16. O aluno Tijani não deverá contradizer ou pôr em dúvida o que o Sheikh Ahmad al-Tijani estabeleceu, disse ou fez, pois é a porta aberta para a perdição, sendo ele, como todo os santos de Allah (Exaltado seja) um representante do Profeta.
17. O aluno Tijani não deverá se sentir abrigado contra os graves desígnios de Allah (al-‘aman min makr Allah), até o ponto de se permitir a licença de descumprir os preceitos da Lei revelada (shari’ah) por crer que os benefícios da sua prática o as bênçãos prometidas pelo seu pertencimento à Tariqa Tijaniya protegê-lo-iam da ira e do castigo divinos nesse mundo ou no Outro. Pois Allah, exaltado seja, diz no Alcorão Sagrado:
أَفَأَمِنُوا مَكْرَ اللَّـهِ ۚ فَلاَ يَأْمَنُ مَكْرَ اللَّـهِ إِلاَّ الْقَوْمُ الْخَاسِرُونَ
(سورة الأعراف, 7:99)
Acaso, pensam estar seguros dos desígnios de Allah? Só pensam estar seguros dos desígnios de Allah os desventurados.
(Surat al-A’raf, 7:99)
É relatado no livro Jawahir al-Ma’ani [As Joias do Significado] que perguntaram a Seiyidina Sheikh Ahmad al-Tijani sobre o significado real de makr Allah (os graves desígnios de Allah), e assim respondeu:
“Significa o processo mediante o qual Allah revela um benefício para o servo e o põe a disposição dele em abundância, e em seguida o move gradualmente à etapa final da perdição por causa desse benefício. Allah diz no Alcorão Sagrado:
أَيَحْسَبُونَ أَنَّمَا نُمِدُّهُم بِهِ مِن مَّالٍ وَبَنِينَ, نُسَارِعُ لَهُمْ فِي الْخَيْرَاتِ ۚ بَل لَّا يَشْعُرُونَ
(سورة المؤمنون, 23:55-56)
‘Pensam, acaso, que com os bens e filhos que lhe concedemos, aceleramos-lhes as mercês? Qual! De nada se apercebem!’
(Surat al-Mu’minun, 23:55-56)
O servo deve sempre temer ao seu Senhor. Nunca deve se sentir seguro de si mesmo e o seu coração não deve descansar do temor ao castigo de Allah:
وَالَّذِينَ هُم مِّنْ عَذَابِ رَبِّهِم مُّشْفِقُونَ إِنَّ عَذَابَ رَبِّهِمْ غَيْرُ مَأْمُونٍ
(سورة النور, 70:27)
‘E são reverentes, por temor ao castigo do seu Senhor, porque sabem que o castigo do seu Senhor é iniludível.’
(Surat al-Ma’arij), 70:27-28)
A fé (al-iman) tem duas asas, como uma ave. A primeira asa é o temor (al-khauf), que é a agonia experimentada pelo coração devido à gravidade da ameaça. Como é relatado na tradição profética (hadith), o Profeta disse:
المؤمن يرى ذنوبه كأنه قاعد تحت جبل يخاف أن يقع عليه، والمنافق يرى ذنوبه كذباب مرّ على أنفه
‘O crente (al-mu’min) observa os seus pecados e se encontra como se estivesse sentado debaixo duma montanha, temeroso de que cairá sobre ele, enquanto que o hipócrita (al-munafiq) observa os seus pecados como uma mosca zumbindo em cima do seu nariz.’
A segunda asa é a sua esperança em Allah (al-raja’), a esperança de que o perdoará e não o castigará, mas sem a expectativa de segurança. Se a esperança existe por si só, sem temor, vira uma sensação de segurança, e a sensação de segurança de não sofrer os graves desígnios de Allah é a essência mesma da falta de fé em Allah. Se o medo existe por si só, equivale a desesperar de Allah e a desesperança em Allah é a essência mesma da falta de fé em Allah.”
18. O aluno Tijani deverá guardar escrupulosamente os segredos das litanias e da Tariqa. Não explicar os segredos àqueles que não pertencerem à Tariqa, pois nenhum segredo deve ser divulgado aos que não estão preparados para recebê-lo.
19. O aluno Tijani deverá ser escrupuloso com a prática regular das litanias e se esforçar em cumpri-las dentro do seu período legal. Segundo nosso venerado mestre o Sheikh Ahmad al-Tijani, quem é negligente com a prática das litanias realizando-as fora do seu tempo ou as abandona, terá muitas dificuldades e se expõe a uma grande desgraça neste mundo e no Outro.
20. O aluno Tijani não deverá conferir o wird (litania) a outrem sem haver recebido autorização legal para isso. Não deverá declarar a ninguém que é um santo se não o é, não deverá declarar que é um mestre espiritual se não o é. Se realizar um desses três atos e não se arrepender disso, terá um mal fim.
1b – As 10 condições que aperfeiçoam a Tariqa, vinculadas à prática das litanias:
Estas condições aperfeiçoam a prática das litanias. O seu descumprimento não as invalida.
1. Sentar-se ao recitar o wird e a wazifa, com correção e concentração, exceto se houver uma desculpa, então se pode recitar ainda que se esteja caminhando, com a condição de que não entre em contato com uma impureza (najassa) e não se perda a concentração.
E além disso, quanto à escolha de como se sentar, há três maneiras: de joelhos sentando-se sobre os pés e as costas inclinadas para frente; sentado no chão, com as pernas cruzadas para frente; sentado como na posição da sunnah no momento da tahiya durante a reza ritual.
Também as mãos apoiadas sobre as coxas, a cabeça baixa sem incliná-la nem para a direita nem para a esquerda e preferencialmente de olhos fechados.
2. Orientar-se para a Qibla, exceto se houver uma desculpa como o fato de estar em viagem. Não obstante, é preferível na mesquita do Profeta em Medina que se oriente para a sua tumba. Mas claro, quando se recitam as litanias em assembleia na wazifa cotidiana e na haylala de sexta-feira, permite-se que se disponha em círculo.
3. Deve-se visualizar a imagem do Sheikh Ahmad al-Tijani pensando em se beneficiar da sua luz; ou melhor, na imagem do Mensageiro de Allah, em ambos os seus aspectos criatural (khuluqi) e divino (rabbani); e se não conseguir, imagine uma essência de luzes divinas (dhat anwar ilahiya), e creia que ela é a essência do Profeta (dhat al-Nabi) ou do exemplo a se seguir (qudwa), e deve-se imaginar estar sentado na presença dessa essência (dhat), que o cobre com as suas luzes, e que entre o seu coração e o coração dele há uma comunicação especial (mizab) e essa comunicação trará a você a partir da presença dele as luzes e os segredos. Deve-se cuidar da concentração (al-khushu) e a cortesia (al-adab), porque se está na presença do Senhor dos árabes e dos não árabes, além de pensar no sentido do zikr; ou, falhando nisso [não entendendo bem árabe], prestar atenção nas palavras pronunciadas.
4. Pensar no significado do que se recita ou concentrar-se nas palavras e letras pronunciadas.
5. Começar o zikr formulando a intenção (niya) de recitar o zikr, com o qual chegará à Presença divina, in sha Allah.
6. Se estiver sozinho, recitará o zikr em voz baixa, mas alta o suficiente para que o ouvido entenda o que se diz.
7. O zikr será recitado lenta e pausadamente esforçando-se em articular e pronunciar corretamente.
8. Observar repouso e uma pausa silenciosa depois de recitar as litanias e antes de dedicar-se a outra coisa.
9. É melhor abster-se de comer ou de beber durante e imediatamente depois do zikr; melhor esperar cerca de meia hora antes de comer ou beber.
10. Se houver uma reunião, na medida do possível realizar a wazifa ou a haylala em assembléia.
2a – As Condições que são indispensáveis para permanecer na Tariqa são três; se o aluno Tijani descumpre uma das seguintes condições, deve renovar a sua afiliação à Tariqa (tajdid).
1. É absolutamente proibido invocar a intercessão de qualquer santo alheio à Tariqa Tijaniya, vivo ou morto. Dito de outro modo, a visita – ziyara – que é proibida é aquela feita com o objetivo de receber bênçãos ou aberturas espirituais dos santos – estrangeiros à Tariqa, com a exceção dos Companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) do Profeta ou de visitas feitas a outros mestres por dever de parentesco ou por pertencer à mesma comunidade, ou simplesmente para se instruir e escutar os seus ensinamentos.
2. O aluno Tijani deve se livrar de toda obediência a outra tariqa antes e depois de se afiliar à Tariqa Tijaniya.
3. O aluno Tijani não deve sob nenhum pretexto renegar a Tariqa Tijaniya, deve respeitar os seus compromissos durante toda a vida e praticar regularmente as suas litanias – awrad – sem abandoná-las ou descuidá-las.
[Em relação a essa última, transmitiram-nos oralmente que, se o aluno descuidar e/ou negligenciar a sua prática completamente por mais de três dias, deverá renovar a sua afiliação, e Allah sabe melhor.]
2b – As condições que são indispensáveis para a validade das litanias recitadas são sete; para dar por corretamente realizadas as litanias, o aluno deve reunir obrigatoriamente as seguintes condições:
1. Taharat al-hadath. Estar em estado de pureza ritual tal como o especifica a Shari’ah, pelo banho completo (ghusl), a ablução com água (wudu) e a ablução seca (tayammum), de acordo com a ocasião. As abluções conferem pureza e luz.
2. Taharat al-khabath. Assegurar-se da pureza do corpo, das roupas utilizadas no momento de recitar as litanias e do lugar onde se realizará; e isso porque se entrará na Presença de Allah, o Altíssimo (Louvado e Exaltado seja).
3. Deverá ocultar as suas partes íntimas (al-awra) e vestir roupas decentes, tal como se exige para as rezas obrigatórias.
4. Não se falará desde o momento em que se começa até o momento em que se acaba, exceto se houver uma desculpa para isso, e só dizer uma ou duas palavras; pode-se interromper para responder aos requerimentos do pai ou da mãe já que nisso se encontra uma satisfação Divina (rida al-Rahman). E no caso da mulher casada, a mulher deve responder o seu marido o que ele lhe peça ou o que ele queira, para receber o favor (fadl) de Allah. Nos demais casos usa-se gestos, e se não forem suficientes e houver uma desculpa para isto (‘udhr), diga-se uma ou duas palavras a título de resposta; se se proferir mais de duas palavras o zikr estará inválido e terá que começar de novo.
Quando se trata de responder aos pais ou ao marido o zikr não será nulo seja qual for o número de palavras pronunciadas.
5. É necessário ter a intenção –niya– de que se recitará as litanias (awrzd) e determinar o tempo (manhã ou tarde) do wird que se recitará, pois se deve diferenciar. Isso religa o coração a Allah, e o coração herda a satisfação de Allah. A intenção se formula no coração; não obstante, não é proibido formulá-la em voz alta.
E se se deixa uma dessas cinco condições, não se aceita esse ato de adoração (‘ibada), e deve-se repetir o zikr.
6. Para recitar a “Joia da Perfeição” ou “Jawharat al-Kamal” é obrigatório estar em estado de pureza ritual (taharat al-hadath), excluindo a ablução seca (tayammum). No caso de impedimento devido, em que não se reúnam as condições requeridas para a sua recitação, pode-se legitimamente substituir as doze Jawharat al-Kamal por vinte Salat al-Fatih (são cinco Salat al-Fatih para cada três Jawharat al-Kamal). Mas se se reúnem as condições, substituir por vinte Salat al-Fatih invalida a wazifa. Mas, se não se reúnem as condições e se recitam vinte Salat al-Fatih, não é necessário voltar a recitar, mais tarde, as doze Jawharat al-Kamal ou a wazifa.
7. Estar sentado no chão de maneira respeitosa, e não sobre uma elevação, exceto se houver um inconveniente.
Em que pese as condições acima serem suficientes para que se dê a iniciação na Tariqa, vários sábios elencaram condições extras como requisitos de aperfeiçoamento do caminhar do discípulo na Tariqa, na obra magna do Sheikh al-Hajj ‘Umar Futi Tall, entitulada Kitab Rimah Hizb al-Rahim ‘ala Nuhur Hizb al-Rajim, o grande Khalifa africano lista 23 condições, que se cumpridas conduzirão o aspirante ao êxito no caminho espiritual e no Kitab Fat’h al-Rabbani fi ma Yahtaju ilaihi al-Murid al-Tijani [são mencionadas 40 condições indispensáveis à correta prática do método Tijani.
Reproduziremos, a seguir, uma excelente compilação de informações dispostas no site www.tariqa-tijaniyya.es:
Concluído esse comentário, passamos a relatar as quarenta condições que conformariam a regra tijani e que se dividem em duas categorias, sem nos esquecermos o que já se disse mais acima:
- Condições que aperfeiçoam a Tariqa;
- Condições que são indispensáveis para a validade da Tariqa.
E elas podem ser classificadas em:
- a.Condições vinculadas à conduta do indivíduo;
- b. Condições vinculadas à prática das litanias.
Então teremos a seguinte classificação:
1a – 20 condições que aperfeiçoam a Tariqa, vinculadas à conduta do indivíduo;
1b – 10 condições que aperfeiçoam a Tariqa, vinculadas à prática das litanias;2a – 3 condições que são indispensáveis para permanecer na Tariqa
2b – 7 condições que são indispensáveis para a validade das litanias recitadas
1a – As condições que aperfeiçoam a Tariqa vinculadas à conduta do indivíduo são relativas à atitude, conduta ou comportamento do aluno Tijani e devem ser respeitadas:
1. O candidato escolherá livremente um muqaddam que tenha uma autorização autêntica (idhn sahih). O muqaddam deverá explicar os compromissos e as condições de adesão à Tariqa Tijaniya antes de conceder a permissão de recitar as litanias ao candidato. É necessário que o candidato se assegure de que o muqaddam que lhe conferirá as litanias tenha temor do seu Senhor, observe a Shari’ah e esteja investido na sua função por um muqaddam que por sua vez recebera permissão de outro e assim ininterruptamente em uma cadeia de transmissão que chegará até Seiydina Sheikh Ahmad al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele) o qual, por sua vez recebera permissão (idhn) do próprio Profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) em estado de vigília.
2. O aluno Tijani deve realizar sempre as cinco orações obrigatórias, pois Allah (Exaltado e Louvado seja) diz no Alcorão Sagrado:
وَأَقِيمُواْ الصَّلاَةَ وَآتُواْ الزَّكَاةَ وَارْكَعُواْ مَعَ الرَّاكِعِينَ
(سورة البقرة, 2:43)
Praticai a oração, pagai o zakat e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
(Surat al-Baqara, 2:43)
As cinco orações devem ser realizadas, respeitando -se todos os requisitos legais exigidos e sempre que se possa em congregação, em assembleias ortodoxas nas que não se despreze os Santos de Allah, nem o sufismo; fora das assembleias de inovadores tal como o indica o final do versículo anterior:
وَارْكَعُوا مَعَ الرَّاكِعِينَ
(سورة البقرة, 2:43)
…e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
(Surat al-Baqara, 2:43)
As orações devem ser feitas nos horários prescritos, pois Allah (exaltado seja) diz no Alcorão Sagrado:
إِنَّ الصَّلاَةَ كَانَتْ عَلَى الْمُؤْمِنِينَ كِتَاباً مَّوْقُوتا
(سورة النساء, 4:103)
…observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser cumprida em seu devido tempo.
(Surat al-Nissa, 4:103)
E com devoção:
قَدْ أَفْلَحَ الْمُؤْمِنُونَ الَّذِينَ هُمْ فِي صَلاَتِهِمْ خَاشِعُونَ
(سورة المؤمنون, 23:1)
É certo que prosperarão os fiéis, que são humildes [i.e. devotos] em suas orações.
(Surat al-Mu’minun, 23:1-2)
3. O aluno Tijani deverá recitar, em todas as suas orações, a basmala da primeira sura do Alcorão (al-Fatiha), recitando-a em voz alta, se a reza se realiza recitando o Alcorão em voz alta.
4. O aluno Tijani deverá permanecer calmo, durante a reza, na genuflexão (ruku) e na prostração (sujud) o tempo em que se recite três vezes subhana Rabbi-l-‘Azim.
5. O aluno Tijani deverá praticar as orações supererrogatórias da noite (tahajjud); pelo menos dois ciclos de oração completos.
6. O aluno Tijani deverá respeitar a hierarquia de obrigações religiosas quanto aos atos de adoração obrigatórios e supererrogatórios, dando sempre prioridade aos atos de obrigação (fara’id) sobre os meritórios (nawafil).
7. O aluno Tijani deverá ser sincero nas suas palavras e atos. Deverá evitar as mentiras e os enganos, assim como o censurável e o duvidoso.
8. O aluno Tijani deverá respeitar e ajudar os seus pais vivos ou mortos. Se estiverem vivos, deverá lhes dar amor e assistência, e si estiverem mortos deverá orar e pedir pelo repouso das suas almas todo dia.
9. O aluno Tijani deverá amar o nosso venerado guia o Sheikh Ahmad al-Tijani até a morte. Deverá tomar consciência de que se encontra em todo momento na presença do Sheikh Ahmad al-Tijani e por isso deverá observar uma atitude respeitosa em todas as circunstâncias e particularmente quando se praticar o zikr.
Os sinais do amor que o aluno professa ao Sheikh Ahmad al-Tijani se manifestam no respeito e na consideração que observa ao seu muqaddam, que na realidade é um representante do Sheikh Ahmad al-Tijani.
10. O aluno Tijani deverá respeitar a todos aqueles que pertençam à Tariqa Tijaniya e sobretudo aos anciãos da Tariqa.
11. O aluno Tijani não deverá prejudicar outro discípulo nem ser injusto com ele. Nosso venerável mestre o Sheikh Ahmad al-Tijani disse que o Profeta lhe dissera:
“Diga aos seus discípulos que não se machuquem, pois todos eles são meus filhos e quem toca no filho, toca no pai.”
12. O aluno Tijani deverá engrandecer e respeitar todos os santos de Allah – Auliya’ Allah– vivos ou mortos, pois são criaturas amadas de Allah.
13. O aluno Tijani deverá amar e respeitar a todos os seus semelhantes, pois são criaturas de Allah. Deverá tentar que as criaturas de Allah não rompam com ele, ser doce com eles e evitar irritá-los. Evitará permanecer mais de três dias sem falar com uma das criaturas de Allah.
14. O aluno Tijani deverá detestar todos os inimigos do nosso venerado guia, o Sheikh Ahmad al-Tijani e os inimigos dos Santos de Allah – Awliya’ Allah –, não se sentar com eles, não comer com eles, não se associar com eles. Tudo isso com mesura e justiça, pois quem hoje é seu inimigo por Allah amanhã pode ser seu amigo por Allah.
15. O aluno Tijani deverá crer firmemente e preservar tudo aquilo que venha do Sheikh Ahmad al-Tijani.
16. O aluno Tijani não deverá contradizer ou pôr em dúvida o que o Sheikh Ahmad al-Tijani estabeleceu, disse ou fez, pois é a porta aberta para a perdição, sendo ele, como todo os santos de Allah (Exaltado seja) um representante do Profeta.
17. O aluno Tijani não deverá se sentir abrigado contra os graves desígnios de Allah (al-‘aman min makr Allah), até o ponto de se permitir a licença de descumprir os preceitos da Lei revelada (shari’ah) por crer que os benefícios da sua prática o as bênçãos prometidas pelo seu pertencimento à Tariqa Tijaniya protegê-lo-iam da ira e do castigo divinos nesse mundo ou no Outro. Pois Allah, exaltado seja, diz no Alcorão Sagrado:
أَفَأَمِنُوا مَكْرَ اللَّـهِ ۚ فَلاَ يَأْمَنُ مَكْرَ اللَّـهِ إِلاَّ الْقَوْمُ الْخَاسِرُونَ
(سورة الأعراف, 7:99)
Acaso, pensam estar seguros dos desígnios de Allah? Só pensam estar seguros dos desígnios de Allah os desventurados.
(Surat al-A’raf, 7:99)
É relatado no livro Jawahir al-Ma’ani [As Joias do Significado] que perguntaram a Seiyidina Sheikh Ahmad al-Tijani sobre o significado real de makr Allah (os graves desígnios de Allah), e assim respondeu:
“Significa o processo mediante o qual Allah revela um benefício para o servo e o põe a disposição dele em abundância, e em seguida o move gradualmente à etapa final da perdição por causa desse benefício. Allah diz no Alcorão Sagrado:
أَيَحْسَبُونَ أَنَّمَا نُمِدُّهُم بِهِ مِن مَّالٍ وَبَنِينَ, نُسَارِعُ لَهُمْ فِي الْخَيْرَاتِ ۚ بَل لَّا يَشْعُرُونَ
(سورة المؤمنون, 23:55-56)
‘Pensam, acaso, que com os bens e filhos que lhe concedemos, aceleramos-lhes as mercês? Qual! De nada se apercebem!’
(Surat al-Mu’minun, 23:55-56)
O servo deve sempre temer ao seu Senhor. Nunca deve se sentir seguro de si mesmo e o seu coração não deve descansar do temor ao castigo de Allah:
وَالَّذِينَ هُم مِّنْ عَذَابِ رَبِّهِم مُّشْفِقُونَ إِنَّ عَذَابَ رَبِّهِمْ غَيْرُ مَأْمُونٍ
(سورة النور, 70:27)
‘E são reverentes, por temor ao castigo do seu Senhor, porque sabem que o castigo do seu Senhor é iniludível.’
(Surat al-Ma’arij), 70:27-28)
A fé (al-iman) tem duas asas, como uma ave. A primeira asa é o temor (al-khauf), que é a agonia experimentada pelo coração devido à gravidade da ameaça. Como é relatado na tradição profética (hadith), o Profeta disse:
المؤمن يرى ذنوبه كأنه قاعد تحت جبل يخاف أن يقع عليه، والمنافق يرى ذنوبه كذباب مرّ على أنفه
‘O crente (al-mu’min) observa os seus pecados e se encontra como se estivesse sentado debaixo duma montanha, temeroso de que cairá sobre ele, enquanto que o hipócrita (al-munafiq) observa os seus pecados como uma mosca zumbindo em cima do seu nariz.’
A segunda asa é a sua esperança em Allah (al-raja’), a esperança de que o perdoará e não o castigará, mas sem a expectativa de segurança. Se a esperança existe por si só, sem temor, vira uma sensação de segurança, e a sensação de segurança de não sofrer os graves desígnios de Allah é a essência mesma da falta de fé em Allah. Se o medo existe por si só, equivale a desesperar de Allah e a desesperança em Allah é a essência mesma da falta de fé em Allah.”
18. O aluno Tijani deverá guardar escrupulosamente os segredos das litanias e da Tariqa. Não explicar os segredos àqueles que não pertencerem à Tariqa, pois nenhum segredo deve ser divulgado aos que não estão preparados para recebê-lo.
19. O aluno Tijani deverá ser escrupuloso com a prática regular das litanias e se esforçar em cumpri-las dentro do seu período legal. Segundo nosso venerado mestre o Sheikh Ahmad al-Tijani, quem é negligente com a prática das litanias realizando-as fora do seu tempo ou as abandona, terá muitas dificuldades e se expõe a uma grande desgraça neste mundo e no Outro.
20. O aluno Tijani não deverá conferir o wird (litania) a outrem sem haver recebido autorização legal para isso. Não deverá declarar a ninguém que é um santo se não o é, não deverá declarar que é um mestre espiritual se não o é. Se realizar um desses três atos e não se arrepender disso, terá um mal fim.
1b – As 10 condições que aperfeiçoam a Tariqa, vinculadas à prática das litanias:
Estas condições aperfeiçoam a prática das litanias. O seu descumprimento não as invalida.
1. Sentar-se ao recitar o wird e a wazifa, com correção e concentração, exceto se houver uma desculpa, então se pode recitar ainda que se esteja caminhando, com a condição de que não entre em contato com uma impureza (najassa) e não se perda a concentração.
E além disso, quanto à escolha de como se sentar, há três maneiras: de joelhos sentando-se sobre os pés e as costas inclinadas para frente; sentado no chão, com as pernas cruzadas para frente; sentado como na posição da sunnah no momento da tahiya durante a reza ritual.
Também as mãos apoiadas sobre as coxas, a cabeça baixa sem incliná-la nem para a direita nem para a esquerda e preferencialmente de olhos fechados.
2. Orientar-se para a Qibla, exceto se houver uma desculpa como o fato de estar em viagem. Não obstante, é preferível na mesquita do Profeta em Medina que se oriente para a sua tumba. Mas claro, quando se recitam as litanias em assembleia na wazifa cotidiana e na haylala de sexta-feira, permite-se que se disponha em círculo.
3. Deve-se visualizar a imagem do Sheikh Ahmad al-Tijani pensando em se beneficiar da sua luz; ou melhor, na imagem do Mensageiro de Allah, em ambos os seus aspectos criatural (khuluqi) e divino (rabbani); e se não conseguir, imagine uma essência de luzes divinas (dhat anwar ilahiya), e creia que ela é a essência do Profeta (dhat al-Nabi) ou do exemplo a se seguir (qudwa), e deve-se imaginar estar sentado na presença dessa essência (dhat), que o cobre com as suas luzes, e que entre o seu coração e o coração dele há uma comunicação especial (mizab) e essa comunicação trará a você a partir da presença dele as luzes e os segredos. Deve-se cuidar da concentração (al-khushu) e a cortesia (al-adab), porque se está na presença do Senhor dos árabes e dos não árabes, além de pensar no sentido do zikr; ou, falhando nisso [não entendendo bem árabe], prestar atenção nas palavras pronunciadas.
4. Pensar no significado do que se recita ou concentrar-se nas palavras e letras pronunciadas.
5. Começar o zikr formulando a intenção (niya) de recitar o zikr, com o qual chegará à Presença divina, in sha Allah.
6. Se estiver sozinho, recitará o zikr em voz baixa, mas alta o suficiente para que o ouvido entenda o que se diz.
7. O zikr será recitado lenta e pausadamente esforçando-se em articular e pronunciar corretamente.
8. Observar repouso e uma pausa silenciosa depois de recitar as litanias e antes de dedicar-se a outra coisa.
9. É melhor abster-se de comer ou de beber durante e imediatamente depois do zikr; melhor esperar cerca de meia hora antes de comer ou beber.
10. Se houver uma reunião, na medida do possível realizar a wazifa ou a haylala em assembléia.
2a – As Condições que são indispensáveis para permanecer na Tariqa são três; se o aluno Tijani descumpre uma das seguintes condições, deve renovar a sua afiliação à Tariqa (tajdid).
1. É absolutamente proibido invocar a intercessão de qualquer santo alheio à Tariqa Tijaniya, vivo ou morto. Dito de outro modo, a visita – ziyara – que é proibida é aquela feita com o objetivo de receber bênçãos ou aberturas espirituais dos santos – estrangeiros à Tariqa, com a exceção dos Companheiros (que Allah esteja satisfeito com eles) do Profeta ou de visitas feitas a outros mestres por dever de parentesco ou por pertencer à mesma comunidade, ou simplesmente para se instruir e escutar os seus ensinamentos.
2. O aluno Tijani deve se livrar de toda obediência a outra tariqa antes e depois de se afiliar à Tariqa Tijaniya.
3. O aluno Tijani não deve sob nenhum pretexto renegar a Tariqa Tijaniya, deve respeitar os seus compromissos durante toda a vida e praticar regularmente as suas litanias – awrad – sem abandoná-las ou descuidá-las.
[Em relação a essa última, transmitiram-nos oralmente que, se o aluno descuidar e/ou negligenciar a sua prática completamente por mais de três dias, deverá renovar a sua afiliação, e Allah sabe melhor.]
2b – As condições que são indispensáveis para a validade das litanias recitadas são sete; para dar por corretamente realizadas as litanias, o aluno deve reunir obrigatoriamente as seguintes condições:
1. Taharat al-hadath. Estar em estado de pureza ritual tal como o especifica a Shari’ah, pelo banho completo (ghusl), a ablução com água (wudu) e a ablução seca (tayammum), de acordo com a ocasião. As abluções conferem pureza e luz.
2. Taharat al-khabath. Assegurar-se da pureza do corpo, das roupas utilizadas no momento de recitar as litanias e do lugar onde se realizará; e isso porque se entrará na Presença de Allah, o Altíssimo (Louvado e Exaltado seja).
3. Deverá ocultar as suas partes íntimas (al-awra) e vestir roupas decentes, tal como se exige para as rezas obrigatórias.
4. Não se falará desde o momento em que se começa até o momento em que se acaba, exceto se houver uma desculpa para isso, e só dizer uma ou duas palavras; pode-se interromper para responder aos requerimentos do pai ou da mãe já que nisso se encontra uma satisfação Divina (rida al-Rahman). E no caso da mulher casada, a mulher deve responder o seu marido o que ele lhe peça ou o que ele queira, para receber o favor (fadl) de Allah. Nos demais casos usa-se gestos, e se não forem suficientes e houver uma desculpa para isto (‘udhr), diga-se uma ou duas palavras a título de resposta; se se proferir mais de duas palavras o zikr estará inválido e terá que começar de novo.
Quando se trata de responder aos pais ou ao marido o zikr não será nulo seja qual for o número de palavras pronunciadas.
5. É necessário ter a intenção –niya– de que se recitará as litanias (awrzd) e determinar o tempo (manhã ou tarde) do wird que se recitará, pois se deve diferenciar. Isso religa o coração a Allah, e o coração herda a satisfação de Allah. A intenção se formula no coração; não obstante, não é proibido formulá-la em voz alta.
E se se deixa uma dessas cinco condições, não se aceita esse ato de adoração (‘ibada), e deve-se repetir o zikr.
6. Para recitar a “Joia da Perfeição” ou “Jawharat al-Kamal” é obrigatório estar em estado de pureza ritual (taharat al-hadath), excluindo a ablução seca (tayammum). No caso de impedimento devido, em que não se reúnam as condições requeridas para a sua recitação, pode-se legitimamente substituir as doze Jawharat al-Kamal por vinte Salat al-Fatih (são cinco Salat al-Fatih para cada três Jawharat al-Kamal). Mas se se reúnem as condições, substituir por vinte Salat al-Fatih invalida a wazifa. Mas, se não se reúnem as condições e se recitam vinte Salat al-Fatih, não é necessário voltar a recitar, mais tarde, as doze Jawharat al-Kamal ou a wazifa.
7. Estar sentado no chão de maneira respeitosa, e não sobre uma elevação, exceto se houver um inconveniente.
Todos os Direitos Reservados ©Alfityanu Siddiq Brasil 2014-2021
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.