O método da Tijaniya se estrutura sobre os três princípios já citados na Introdução, e cuja essência pode ser resumida da seguinte maneira: o aspirante buscará a limpeza do coração pedindo perdão a Allah, em seguida, irá almejar o Amor Divino para então entrar na Unicidade. Reproduziremos a seguir um importante comentário do Sheikh Imam Hassan Cisse t.
Tais princípios estão fundamentados no Alcorão e na Sunnah, conforme se pode observar na explicação dada por Sheikh Imam Hassan Cisse r:
Isso quer dizer: o chamado para o caminho do Profeta r pelo Sheikh Ahmad Tijani t. Esse chamado ordena aos muçulmanos que dêem ouvidos ao caminho do Profeta r mantendo fortemente três artigos, sem os quais as práticas islâmicas nunca podem ser adequadamente estabelecidas. Esses três artigos são:
I Buscar o perdão de Allah para nossos pecados (astaghfīru-llah);
II Oferecer salat ao nosso amado Profeta r;
III Recordar Allah (zikr), – La ilaha illa Allah – Não há divindade além de Allah.
A prática desses três artigos foi enfatizada no Qur’an e no Hadith, conforme explicado abaixo:
I – Istighfar (buscar o perdão de Allah):
Em Qur’an 110:3, Allah ordena:
“E implore o Seu perdão, pois Ele está sempre perdoando”
Com relação ao mandamento acima, a Mãe dos Fiéis Aysha t disse, o Profeta nunca ofereceu oração depois que esse versículo foi revelado exceto dizendo: “Meu Senhor, eu te glorifico e te louvo, ó Allah, perdoa-me.”
Allah I também disse no Qur’an 3: 135
“E aqueles que, quando cometem uma obscenidade ou se condenam, lembram-se de Allah e imploram o perdão por seus pecados – mas quem, senão Allah perdoa os pecados? – e, depois disso, não reincidem, conscientemente, no que cometeram.”
Allah I deu boas novas ao Profeta r no Alcorão 48: 1-2, quando Ele disse:
“Em verdade, concedemos a você (Oh Profeta) uma vitória manifesta, para que Allah perdoe seus pecados passados e futuros…”
Tal declaração de Allah I é suficiente para eximir o Profeta r de qualquer necessidade de perdão. [Ainda assim] o Profeta r declarou:
“Busco perdão de Allah setenta vezes por dia” e, em outra narração, “cem vezes por dia”.
O Profeta r também disse: “Sua doença é seu pecado e seu remédio é sempre buscar perdão”.
Allah disse no Qur’an 8:33
“E não é concebível que Allah os castigue, estando tu entre eles. Nem Allah os castigará enquanto busquem continuamente o perdão.”
O versículo acima mostra que a comunidade muçulmana tem garantia de segurança da ira de Allah I de duas maneiras. Uma é se o Profeta r está em seu meio e a segunda é se buscam o perdão continuamente. Se nós, então, olharmos atentamente, apenas a segunda opção está aberta à comunidade muçulmana na circunstância presente. Em um Hadith Qudsi, Allah I diz:
“Todos vocês cometem pecados sempre, mas eu perdôo todos os pecados.”
Como ninguém é infalível, exceto Allah I e Seu Apóstolo r, o primeiro ato ordenado por Sheikh Ahmad Tijani t quando ele chama para o caminho do Profeta é que o muçulmano deve retornar a Allah percebendo o erro cometido e dizendo a fórmula do perdão Astaghfīrullah. Esta é a primeira prescrição da Tariqa Tijaniya aos seus discípulos.
II – Salat ‘ala-Nabi (invocação de bênçãos sobre o Profeta r):
Este é o segundo artigo da Tariqa [Tijaniya] e significa oferecer orações ao amado Profeta r. Qualquer um que exerce muito bem sua faculdade de pensar sabe que o Profeta r não necessita de nossas orações, nem mesmo no mínimo. Pois Allah, Glorioso é o Seu Nome, completou Suas bênçãos e favores sobre ele e fez dele uma misericórdia para o universo.
Allah diz no Qur’an 93: 5
“E em breve você será agraciado pelo seu Senhor (favores de tal magnitude) que você ficará agradecido.”
E no Qur’an 48:2 Allah diz:
“E Ele completará Seus favores sobre você e te guiará no caminho reto”.
E Allah disse no Qur’an 5:3
“Hoje aperfeiçoei para vós a vossa religião, e completei meu favor mediante vós e a satisfação de ter o Islam como vossa religião escolhida.”
Além disso, o próprio Profeta r disse: “Eu sou o distribuidor enquanto Allah é o Doador”.
Contemplando o versículo acima, descobrimos que o Profeta r não apenas adquiriu todos os favores de Allah, mas, além disso, qualquer favor que seja devido a outra criação passa por ele para distribuição. Então, o que a criação pode pedir por aquele que distribui? Se é sim, por que então oferecemos orações ao Profeta?
Fazemos isso apenas para multiplicar nossa esperança ante Allah. É como um mendigo que visita o rei e leva um pequeno pedaço de pão como presente, de modo a atrair a simpatia e o amor do rei, multiplicando assim suas expectativas. O presente do rei em troca é sempre muito melhor do que o presente inútil do pobre. O Profeta disse: “Quem faz um Salat (oração) para mim, Allah faz dez para ele. Quando ele faz dez para mim, Allah I faz cem para ele. Quando ele faz cem para mim, Allah faz mil para ele e se ele faz mil para mim, ele estará ombro a ombro comigo na porta do paraíso”. Em outra narração: “Será escrito para ele – segurança contra hipocrisia, segurança do fogo do inferno e segurança do castigo”.
Quem sabe o valor de um salat de Allah (?) para não mencionar dez ou cem ou até mil! Tentar valorizar isso é valorizar o trabalho de Allah e sua recompensa em comparação com a de Seu servo. De fato, a glória seja para Allah que difere de Suas criaturas em todos os aspectos, essência, natureza ou obra.
Aqui, portanto, reside o segredo e a pedra angular de fazer salat (oração) para o Profeta. Um salat de Allah é mais que suficiente para fazer o inferno mudar de fogo em gelo.
Salat sobre o Profeta: que bela ocupação da qual Allah e Seus anjos participam ao lado dos servos fiéis, homens e mulheres.
Allah diz no Alcorão 33:56
“Em verdade, Allah e Seus anjos estão enviando bênçãos ao Profeta, oh vocês que crêem, enviai bençãos a ele e saudações de paz.”
O segundo artigo da Tariqa Tijaniya é, portanto, um trabalho do qual Allah e Seus anjos estão participando, e para um pobre servo de Allah isso torna um assunto acabado.
III – Zikr La ilaha illa Allah:
O terceiro artigo com o qual o Sheikh Ahmad Tijani t chama as pessoas para o caminho de Allah é o Zikr. Isso significa lembrar Allah e Sua existência absoluta dia e noite, dizendo: La ilaha illa Allah.
Allah diz no Alcorão 2: 152
“Lembre-se de mim, que Eu lembrarei de você, seja grato por Mim e não negue a (fé)”.
Zikr é a única forma de culto que não é limitada por quantidade, local ou tempo. Por exemplo, o jejum é proibido nos dias do Eid. As orações são proibidas durante o nascer e o pôr do sol e durante os períodos menstruais. Recitações do Alcorão normalmente não são permitidas em salats durante o ruku e as prostrações. Da mesma forma, Zakat e Hajj estão limitados a uma quantidade e época do ano respectivamente. Quanto a Zikr, Allah diz no Alcorão 62:10
“… E lembre-se muito de Allah, para que você seja próspero.”
No [versículo acima] exposto, Allah nos ordenou fazer muito Zikr. Aquilo que é muito aos olhos dos pobres certamente é pouco para os ricos. O que então nós devemos entender quando Allah, o Maior e Autossuficiente, diz “muito”? Assim, o mínimo que podemos fazer para, pelo menos, nos aproximarmos do “muito” aos olhos de Allah é nos lembrarmos Dele dia e noite, durante todo o dia e durante a vida inteira. É por isso que Allah, o Altíssimo, descreve as pessoas de intelecto no Alcorão 3: 191 como:
“… Aqueles que se lembram constantemente de Allah (zikr) estando em pé, sentados ou deitados…”
O melhor dentre todos os fiéis e a humanidade exemplificou esse ato, como foi relatado por sua amada esposa em um hadith: “O Profeta r costumava se lembrar de Allah (Zikr) o tempo todo.”
O Profeta r declarou em um hadith relatado por Anas t.
“Que eu me lembre de Allah por meio do Zikr, com um grupo de pessoas, após o oração da manhã (Fajr) até o nascer do sol é mais amável para mim do que o mundo inteiro e o que ele contém. E eu lembrar de Allah por meio do Zikr, com um grupo de pessoas, após a oração da tarde (Asr) até o pôr do sol, é mais amável para mim do que o mundo inteiro e o que ele contém.”
Allah também alertou que não devemos estar entre aqueles que esquecem Allah, como no Alcorão 59:19,
“E não seja como aqueles que esqueceram de Allah e Ele os fez esquecer suas próprias almas. Esses, realmente, são os transgressores.”
Assim, apenas o hipócrita e o transgressor se esquecem de Allah, e neste caso Allah também se esquece deles. Por causa de seu esquecimento, há condenação após condenação para eles, dia após dia, neste mundo. Na outra vida, seu lugar de direito será o inferno. Possa Allah nos salvar disso (Amin).
Mas se você se lembra de Allah, Allah se lembra de você. O que significa que Ele te socorrerá, te ajudará e te dará a vitória tanto em sua vida seu espiritual quanto nos assuntos mundanos.
Existem muitas maneiras de se lembrar de Allah, mas a melhor maneira é aquela que o Sheikh Ahmad Tijani t recomendou – que é chamar os muçulmanos para o caminho do Profeta. O próprio Profeta disse: “O melhor que já dito por mim e pelos profetas anteriores a mim, é ‘La ilaha illa Allah’ (não há divindade além de Allāh)”.
Em um Hadith Qudsi, Allah disse ao Profeta “La ilaha illa Allah é minha fortaleza (proteção), quem entra em minha fortaleza é salvo de minha punição”.
Portanto, é abominável e repugnante para qualquer muçulmano aconselhar um companheiro Muçulmano a não dizer La ilaha illa Allah. De tal forma que, a tariqa que aconselha os muçulmanos a praticarem isso está, tão somente, colocando-os no caminho do Profeta e na direção da obediência a Allah.