Sidi ‘Ali ibn ‘Issa al-Tamassini (1766-1844), que Allah esteja satisfeito com ele, foi o sucessor (khalifa) designado do Sheikh Ahmad al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele) e ficou conhecido como a autoridade espiritual mais alta do mundo (al-Qutb, o Polo) em seguida da passagem do Sheikh al-Tijani. Sidi ‘Ali al-Tamassini era conhecido desde a tenra idade pela sua piedade e erudição, e foi treinado primeiramente pelo seu pai, al-Hajj ‘Issa, este mesmo sendo renomado pelo seu virtuosismo e aprendizado. Sidi ‘Ali foi também um empreendedor bem-sucedido e se tornou um rico fazendeiro de tâmaras no deserto da Argélia. Encontrara o Sheikh al-Tijani pela primeira vez em 1790 antes do Sheikh se estabelecer em Fez e alguns anos depois da fundação da Tijaniya. O Sheikh al-Tijani rapidamente reconheceu a aptidão espiritual de Sidi ‘Ali e lhe ordenou fundar a sua própria zawiya tijani no oásis de Tamacine no leste da Argélia em 1803. Essa zawiya é ainda um centro tijani.
O Sheikh Ahmad al-Tijani investiu-o com o imamato na Grande Zawiya de Fez na presença de muitos outros sábios e santos notáveis. Uma vez, solicitado por outro discípulo para ser dada a permissão para uma certa oração dominada por ‘Ali al-Tamassini, o Sheikh al-Tijani respondeu: “Há algum outro como ‘Ali al-Tamassini?”
Ele era famoso pelos karamat (milagres de santidade) fluindo das suas mãos. Era um curador talentoso e sabia certos segredos para viajar longas distâncias com um passo ou para mandar objetos para os outros. Pela demonstração dessas últimas duas habilidades ele foi repreendido pelo Sheikh al-Tijani, que lhe disse: “Se você quiser me visitar por Allah, deveria vir como as pessoas comuns: de sandálias, de cavalo, sentindo cansaço, sede e trepidação.” O Sheikh al-Tijani da mesma maneira dissera para ele parar de enviar tâmaras da sua fazenda jogando-as no ar para aparecerem centenas de milhas de distância no tapete de reza do Sheikh al-Tijani na frente dos seus outros companheiros.
Ele também era dotado com frequentes encontros visionários com o Profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele). De acordo com o Sheikh Ahmad Sukairij (que Allah esteja satisfeito com ele): “Uma vez, quando ele ouviu algumas pessoas discutindo a visão do Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele), ele disse: ‘Há algumas pessoas presentes com vocês que desta vez que não fazem nada, pequeno ou grande, sem obter permissão do Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) em encontro cara a cara como se vê a olho nú. E isso é ao ponto que eles não levantam da cama que estão dormindo ao menos que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) o mande fazê-lo.’ E as pessoas que o escutavam entenderam que ele estava se referindo a ele mesmo.”
Ele tinha um amor gigantesco pelo Sheikh Ahmad al-Tijani que precedia os seus próprios ancestrais. De acordo com o Sheikh Sukairij: “Ele não traçava a sua ancestralidade a ninguém exceto o Sheikh Ahmad al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele). Um dia alguns dos seus próprios filhos perguntaram o nome do seu pai, então ele disse: ‘Issa.’ Eles disseram: ‘Ó Sidi, filho de quem?’ Disse-lhes: ‘Filho de tal e tal.’ Eles perguntaram: ‘E ele era filho de quem?’ Sidi ‘Ali então disse: ‘Vocês estão me perguntando a minha linhagem?’ Disseram: ‘Sim.’ Então ele disse: ‘Certamente sou ‘Ali, filho de Ahmad al-Tijani, que Allah esteja satisfeito com ele.’ E me foi narrado que ele (que Allah esteja satisfeito com ele) era o filho do Sheikh al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele) pelo atributo de Qutbaniya (Polo)…”
É amplamente relatado que ‘Ali al-Tamassini obteve o patamar de Polo depois da passagem do Sheikh al-Tijani. Ele então se tornou o propagador primário da Tariqa Tijaniya e responsável pelo treinamento espiritual dos iniciados. O Sheikh Ahmad Sukairij escreveu: “Depois da passagem do Sheikh (que Allah esteja satisfeito com ele), as indicações da Grande Iluminação apareceram em ‘Ali al-Tamassini (que Allah esteja satisfeito com ele) e ele se ocupou do treinamento espiritual (tarbiya) da Tariqa. Uma efusão extática (fayadan wijdani) apareceu nele de tal maneira que não se encontrava alguém como ele entre os shuyukh perfeitos, e as pessoas vinham a ele dos horizontes mais distantes para tomar (a Tariqa) através dele e obter bênçãos dele.”
Tal era a confiança em Sidi ‘Ali que o Sheikh al-Tijani confiara os seus próprios filhos aos cuidados de Sidi ‘Ali na sua passagem, pedindo-o para que os instalasse em ‘Ain Madi com todo o conforto, dizendo: “Só o Saara servirá para os meus filhos.” Encarregado com a tarefa formidável de suceder a liderança da Tariqa, ele se utilizou de uma abordagem prática, confiando nos sábios, trabalho físico e purificação espiritual. Relatam que ele dizia: “Recomendo a vocês a tábua de escrever, a enxada e o rosário até que a alma deixe o corpo.” Em Tamacine, recebeu visitas do Sheikh Ibrahim Riyahi (que Allah esteja satisfeito com ele) de Túnis e de outros sábios da Mauritânia e do Sudão. Também trocava frequente correspondência com Sidi al-‘Arabi ibn Sa’ih (que Allah esteja satisfeito com ele) e instruiu pessoalmente Sidi Ahmad ‘Abdalawi (que Allah esteja satisfeito com ele). A Zawiya de Tamacine é guiada atualmente pelo descendente de Sidi ‘Ali, Sidi Muhammad al-‘Id.
Fontes primárias:
Sheikh Ahmad Sukairij,“Kashf al-Hijâb” [O Desvelamento do Véu];
Siège Social de la Zaouia [Prédio Social da Záuia], “La Zaouia Tidjaniya de Témacine: Modernité et Continuité” [A Záuia Tijâniyya de Tamacine: Modernidade e Continuidade] (2003);
Entrevistas com o Sheikh Imam Hassan Cisse (r.a.a.).
Escrito por: Zakariya Wright
Traduzido ao português por: Ya’qûb ‘Abd al-Jabbâr Ghîmârâish (al-Brâzîli al-Tijâni)
Sidi ‘Ali ibn ‘Issa al-Tamassini (1766-1844), que Allah esteja satisfeito com ele, foi o sucessor (khalifa) designado do Sheikh Ahmad al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele) e ficou conhecido como a autoridade espiritual mais alta do mundo (al-Qutb, o Polo) em seguida da passagem do Sheikh al-Tijani. Sidi ‘Ali al-Tamassini era conhecido desde a tenra idade pela sua piedade e erudição, e foi treinado primeiramente pelo seu pai, al-Hajj ‘Issa, este mesmo sendo renomado pelo seu virtuosismo e aprendizado. Sidi ‘Ali foi também um empreendedor bem-sucedido e se tornou um rico fazendeiro de tâmaras no deserto da Argélia. Encontrara o Sheikh al-Tijani pela primeira vez em 1790 antes do Sheikh se estabelecer em Fez e alguns anos depois da fundação da Tijaniya. O Sheikh al-Tijani rapidamente reconheceu a aptidão espiritual de Sidi ‘Ali e lhe ordenou fundar a sua própria zawiya tijani no oásis de Tamacine no leste da Argélia em 1803. Essa zawiya é ainda um centro tijani.
O Sheikh Ahmad al-Tijani investiu-o com o imamato na Grande Zawiya de Fez na presença de muitos outros sábios e santos notáveis. Uma vez, solicitado por outro discípulo para ser dada a permissão para uma certa oração dominada por ‘Ali al-Tamassini, o Sheikh al-Tijani respondeu: “Há algum outro como ‘Ali al-Tamassini?”
Ele era famoso pelos karamat (milagres de santidade) fluindo das suas mãos. Era um curador talentoso e sabia certos segredos para viajar longas distâncias com um passo ou para mandar objetos para os outros. Pela demonstração dessas últimas duas habilidades ele foi repreendido pelo Sheikh al-Tijani, que lhe disse: “Se você quiser me visitar por Allah, deveria vir como as pessoas comuns: de sandálias, de cavalo, sentindo cansaço, sede e trepidação.” O Sheikh al-Tijani da mesma maneira dissera para ele parar de enviar tâmaras da sua fazenda jogando-as no ar para aparecerem centenas de milhas de distância no tapete de reza do Sheikh al-Tijani na frente dos seus outros companheiros.
Ele também era dotado com frequentes encontros visionários com o Profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele). De acordo com o Sheikh Ahmad Sukairij (que Allah esteja satisfeito com ele): “Uma vez, quando ele ouviu algumas pessoas discutindo a visão do Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele), ele disse: ‘Há algumas pessoas presentes com vocês que desta vez que não fazem nada, pequeno ou grande, sem obter permissão do Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) em encontro cara a cara como se vê a olho nú. E isso é ao ponto que eles não levantam da cama que estão dormindo ao menos que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) o mande fazê-lo.’ E as pessoas que o escutavam entenderam que ele estava se referindo a ele mesmo.”
Ele tinha um amor gigantesco pelo Sheikh Ahmad al-Tijani que precedia os seus próprios ancestrais. De acordo com o Sheikh Sukairij: “Ele não traçava a sua ancestralidade a ninguém exceto o Sheikh Ahmad al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele). Um dia alguns dos seus próprios filhos perguntaram o nome do seu pai, então ele disse: ‘Issa.’ Eles disseram: ‘Ó Sidi, filho de quem?’ Disse-lhes: ‘Filho de tal e tal.’ Eles perguntaram: ‘E ele era filho de quem?’ Sidi ‘Ali então disse: ‘Vocês estão me perguntando a minha linhagem?’ Disseram: ‘Sim.’ Então ele disse: ‘Certamente sou ‘Ali, filho de Ahmad al-Tijani, que Allah esteja satisfeito com ele.’ E me foi narrado que ele (que Allah esteja satisfeito com ele) era o filho do Sheikh al-Tijani (que Allah esteja satisfeito com ele) pelo atributo de Qutbaniya (Polo)…”
É amplamente relatado que ‘Ali al-Tamassini obteve o patamar de Polo depois da passagem do Sheikh al-Tijani. Ele então se tornou o propagador primário da Tariqa Tijaniya e responsável pelo treinamento espiritual dos iniciados. O Sheikh Ahmad Sukairij escreveu: “Depois da passagem do Sheikh (que Allah esteja satisfeito com ele), as indicações da Grande Iluminação apareceram em ‘Ali al-Tamassini (que Allah esteja satisfeito com ele) e ele se ocupou do treinamento espiritual (tarbiya) da Tariqa. Uma efusão extática (fayadan wijdani) apareceu nele de tal maneira que não se encontrava alguém como ele entre os shuyukh perfeitos, e as pessoas vinham a ele dos horizontes mais distantes para tomar (a Tariqa) através dele e obter bênçãos dele.”
Tal era a confiança em Sidi ‘Ali que o Sheikh al-Tijani confiara os seus próprios filhos aos cuidados de Sidi ‘Ali na sua passagem, pedindo-o para que os instalasse em ‘Ain Madi com todo o conforto, dizendo: “Só o Saara servirá para os meus filhos.” Encarregado com a tarefa formidável de suceder a liderança da Tariqa, ele se utilizou de uma abordagem prática, confiando nos sábios, trabalho físico e purificação espiritual. Relatam que ele dizia: “Recomendo a vocês a tábua de escrever, a enxada e o rosário até que a alma deixe o corpo.” Em Tamacine, recebeu visitas do Sheikh Ibrahim Riyahi (que Allah esteja satisfeito com ele) de Túnis e de outros sábios da Mauritânia e do Sudão. Também trocava frequente correspondência com Sidi al-‘Arabi ibn Sa’ih (que Allah esteja satisfeito com ele) e instruiu pessoalmente Sidi Ahmad ‘Abdalawi (que Allah esteja satisfeito com ele). A Zawiya de Tamacine é guiada atualmente pelo descendente de Sidi ‘Ali, Sidi Muhammad al-‘Id.
Fontes primárias:
Sheikh Ahmad Sukairij,“Kashf al-Hijâb” [O Desvelamento do Véu];
Siège Social de la Zaouia [Prédio Social da Záuia], “La Zaouia Tidjaniya de Témacine: Modernité et Continuité” [A Záuia Tijâniyya de Tamacine: Modernidade e Continuidade] (2003);
Entrevistas com o Sheikh Imam Hassan Cisse (r.a.a.).
Escrito por: Zakariya Wright
Traduzido ao português por: Ya’qûb ‘Abd al-Jabbâr Ghîmârâish (al-Brâzîli al-Tijâni)
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