Design sem nome 55 p5vqcdu9kr5yrjbu739fnoripgd3ze5h4s64me1nt6 Alfityanu Siddiq Brasil - Sheikh Mahi Cisse
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Sobre a Excelência do Método Tijani

Sobre os princípios mencionados se estrutura o método de guiamento Tijani. Todo aquele que deseja ser iniciado na Tariqa Tijanyia deverá conhecer suas litanias obrigatórias, suas condições e o modo corretos de serem recitadas – aqui não iremos mencionar as litanias e nem as fórmulas específicas da tarbiya (treinamento espiritual), já que as mesmas devem ser tomadas diretamente de um Guia adequado.

As litanias obrigatórias são:

A litania individual diária (wird lazim) pela manhã e pela tarde;

A litania coletiva diária (wazifa) uma vez ao dia;

A litania coletiva semanal (ikr al-haylala) depois do ʿaṣr de sexta-feira.

Por consequência, todas as litanias da Tariqa têm por fundamento o que dispõe o Alcorão e a Sunnah do Profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele). Disse o Sheikh al-Islam al-Hajj Ibrahim Niasse (que Allah esteja satisfeito com ele):

O estudo cuidadoso das litanias Tijani (awrad) demonstra que elas são as melhores e mais excelentes de todas as litanias.

De acordo com o sábio erudito al-Hafiz Ibn Hajar, em seu Fatawat:

Quanto às litanias dos Sufīs, que recitam após a oração ritual de acordo com as práticas habituais de seu método de desenvolvimento espiritual, elas  possuem uma fonte autêntica; pois al-Bayhaqi relatou, sob a autoridade de Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) disse: “Que eu me lembre de Allah, o Exaltado, na companhia de um grupo de pessoas, depois da oração do amanhecer até o nascer do sol, é mais querido para mim do que este mundo e o que ele contém. O fato de eu me lembrar de Allah, o Exaltado, na companhia de um grupo de pessoas, na sequência da oração da tarde até o pôr do sol, é mais caro para mim do que este mundo e o que ele contém. ”

Conforme relatado por Abu Dawud, ele (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) também disse: “Que eu deveria sentar-me na companhia de um grupo de pessoas que estão se lembrando de Allah, desde a oração da manhã até o nascer do sol, é mais caro para mim do que emancipar quatro dos filhos de Isma’il, a paz esteja com ele. Que eu deveria sentar na companhia de um grupo de pessoas que estão se lembrando de Allah, desde a oração da manhã até o nascer do sol, é mais caro para mim do que emancipar quatro (escravos).”

Conforme relatado por Abu Na’im, ele também disse: “A tranquilidade desce sobre as sessões de lembrança; os anjos cercam seus participantes, a misericórdia os envolve e Allah se lembra deles ”.

O Imam Ahmad e o Imam Muslim (que Allah esteja satisfeito com ambos) relataram que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) disse: “Sempre que um grupo de pessoas se senta e se lembra de Allah, os anjos os cercam e a misericórdia os envolve. A tranquilidade desce sobre eles, e Allah os menciona para aqueles em Sua presença.”

Visto que assim foi estabelecido que a prática costumeira dos Sufis – significando sua observância geral das lembranças e litanias – tem uma base autêntica na Sunnah, nenhuma objeção pode ser levantada contra eles a este respeito. Em uma situação onde sua recitação audível pode perturbar alguém, especialmente alguém que está realizando a oração ritual ou alguém que está dormindo, a recitação inaudível é fortemente recomendada. Caso contrário, eles devem seguir as instruções de seu professor, que combina a Lei Sagrada (Shari’ah) e a Realidade (haqiqa), pois ele é como o médico, conforme mencionado anteriormente. Ele não prescreverá algo a menos que acredite que contém um remédio para a doença [do coração]. Isso explica porque você verá que alguns deles preferem a recitação audível (jahr), a fim de afastar sussurros diabólicos e inclinações carnais, para despertar corações desatentos e para demonstrar ações perfeitas; enquanto alguns deles preferem a recitação inaudível (israr) a fim de disciplinar a si mesmo, e para ensiná-lo os caminhos da devoção sincera, e para torná-lo acostumado a um comportamento discreto. É relatado que ‘Umar  (que Allah esteja satisfeito com ele) costumava recitar sua lembrança de forma audível, enquanto Abu Bakr  (que Allah esteja satisfeito com ele) recitava de forma inaudível. Quando o Profeta perguntou a eles sobre isso, cada um deles respondeu com o tipo de explicação que acabamos de mencionar, então ele confirmou a ambos.

Sobre a excelência do método Tijani

Sobre os princípios mencionados se estrutura o método de guiamento Tijani. Todo aquele que deseja ser iniciado na Tariqa Tijanyia deverá conhecer suas litanias obrigatórias, suas condições e o modo corretos de serem recitadas – aqui não iremos mencionar as litanias e nem as fórmulas específicas da tarbiya (treinamento espiritual), já que as mesmas devem ser tomadas diretamente de um Guia adequado.

As litanias obrigatórias são:

A litania individual diária (wird lazim) pela manhã e pela tarde;

A litania coletiva diária (wazifa) uma vez ao dia;

A litania coletiva semanal (ikr al-haylala) depois do ʿaṣr de sexta-feira.

Por consequência, todas as litanias da Tariqa têm por fundamento o que dispõe o Alcorão e a Sunnah do Profeta Muhammad (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele). Disse o Sheikh al-Islam al-Hajj Ibrahim Niasse (que Allah esteja satisfeito com ele):

O estudo cuidadoso das litanias Tijani (awrad) demonstra que elas são as melhores e mais excelentes de todas as litanias.

De acordo com o sábio erudito al-Hafiz Ibn Hajar, em seu Fatawat:

Quanto às litanias dos Sufīs, que recitam após a oração ritual de acordo com as práticas habituais de seu método de desenvolvimento espiritual, elas  possuem uma fonte autêntica; pois al-Bayhaqi relatou, sob a autoridade de Anas ibn Malik (que Allah esteja satisfeito com ele), que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) disse: “Que eu me lembre de Allah, o Exaltado, na companhia de um grupo de pessoas, depois da oração do amanhecer até o nascer do sol, é mais querido para mim do que este mundo e o que ele contém. O fato de eu me lembrar de Allah, o Exaltado, na companhia de um grupo de pessoas, na sequência da oração da tarde até o pôr do sol, é mais caro para mim do que este mundo e o que ele contém. ”

Conforme relatado por Abu Dawud, ele (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) também disse: “Que eu deveria sentar-me na companhia de um grupo de pessoas que estão se lembrando de Allah, desde a oração da manhã até o nascer do sol, é mais caro para mim do que emancipar quatro dos filhos de Isma’il, a paz esteja com ele. Que eu deveria sentar na companhia de um grupo de pessoas que estão se lembrando de Allah, desde a oração da manhã até o nascer do sol, é mais caro para mim do que emancipar quatro (escravos).”

Conforme relatado por Abu Na’im, ele também disse: “A tranquilidade desce sobre as sessões de lembrança; os anjos cercam seus participantes, a misericórdia os envolve e Allah se lembra deles ”.

O Imam Ahmad e o Imam Muslim (que Allah esteja satisfeito com ambos) relataram que o Profeta (que as bênçãos e a paz de Allah estejam sobre ele) disse: “Sempre que um grupo de pessoas se senta e se lembra de Allah, os anjos os cercam e a misericórdia os envolve. A tranquilidade desce sobre eles, e Allah os menciona para aqueles em Sua presença.”

Visto que assim foi estabelecido que a prática costumeira dos Sufis – significando sua observância geral das lembranças e litanias – tem uma base autêntica na Sunnah, nenhuma objeção pode ser levantada contra eles a este respeito. Em uma situação onde sua recitação audível pode perturbar alguém, especialmente alguém que está realizando a oração ritual ou alguém que está dormindo, a recitação inaudível é fortemente recomendada. Caso contrário, eles devem seguir as instruções de seu professor, que combina a Lei Sagrada (Shari’ah) e a Realidade (haqiqa), pois ele é como o médico, conforme mencionado anteriormente. Ele não prescreverá algo a menos que acredite que contém um remédio para a doença [do coração]. Isso explica porque você verá que alguns deles preferem a recitação audível (jahr), a fim de afastar sussurros diabólicos e inclinações carnais, para despertar corações desatentos e para demonstrar ações perfeitas; enquanto alguns deles preferem a recitação inaudível (israr) a fim de disciplinar a si mesmo, e para ensiná-lo os caminhos da devoção sincera, e para torná-lo acostumado a um comportamento discreto. É relatado que ‘Umar  (que Allah esteja satisfeito com ele) costumava recitar sua lembrança de forma audível, enquanto Abu Bakr  (que Allah esteja satisfeito com ele) recitava de forma inaudível. Quando o Profeta perguntou a eles sobre isso, cada um deles respondeu com o tipo de explicação que acabamos de mencionar, então ele confirmou a ambos.

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