Design sem nome 55 p5vqcdu9kr5yrjbu739fnoripgd3ze5h4s64me1nt6 Alfityanu Siddiq Brasil - Sheikh Mahi Cisse
Design sem nome 55 p5vqcdu9vpv2o1d9sth86ph3ysf0nbyelqbf5qnytg Alfityanu Siddiq Brasil - Sheikh Mahi Cisse

Sobre a marca do Sheikh Verdadeiro ​

Quanto às características distintivas do sheikh consumado, em Kashf al-Ilbas, Sheikh Ibrahim Niasse citou al-Sharishi como tendo dito em Anwar al-Sara’ir:

O sheikh certamente tem sinais, pois sem eles, o aspirante está apenas à deriva das noites de paixões vãs. Se o sheikh não tiver nenhuma marca distintiva, seja externa ou internamente, o aspirante será engolido pelas profundezas do oceano, pois o homem doente está no estado mais próximo da perdição se não houver um médico informado de sua condição. Os sinais do Sheikh são que ele não está inclinado a seguir as paixões vãs. Para ele, o mundo efêmero (dunya) foi dobrado e o além foi espalhado diante dele.

E também é de Kashf al-Ilbas a declaração de Nosso Sheikh Ahmad al-Tijani – nosso meio de acesso ao nosso Senhor, o Pólo Oculto e o renomado selo de Santidade de Muhammad – constante em Jawahir al-Ma’ani:

Quanto à verdadeira natureza do Sheikh consumado, ele é aquele para quem todos os véus foram removidos da perfeita contemplação da Presença Divina, com percepção visual e realização certa. O processo começa com a consciência atenta (muhadara), que envolve observar as realidades por trás de uma cortina espessa (sitr). Em seguida, vem a revelação (mukashafa), que envolve observar as realidades por trás de uma cortina fina. Em seguida, vem o testemunho (mushahada), que envolve a manifestação das realidades sem véu (hijab), mas com particularidade. Por último, vem a visão direta (mu’ayana), que envolve observar as realidades sem véu ou particularidade, sem absolutamente nenhum traço sobrevivente de variação ou alteração. Esta é a estação de erradicação, verdade absoluta, destruição e aniquilação da aniquilação. Nada há nesta estação senão a visão direta do Real, no Real, para o Real e pelo Real.

Nada permanece exceto Allah, e nada além Dele. Não há nada a ser adicionado e nada a ser separado.

Então vem a existência verdadeira, onde se é capaz de distinguir os graus (maratib) com base no conhecimento direto (ma’arifa) de suas particularidades, requisitos, exigências e tudo a que têm direito. Também se tornará conhecida a fonte de cada grau, a razão de sua existência, seu propósito e o retorno de seus assuntos. Esta é a posição de compreensão do servo quanto à sua identidade pessoal e seu conhecimento de todos os seus segredos e particularidades; bem como seu conhecimento da Presença Divina, sua grandeza, majestade, atributos exaltados e perfeição. E esse seu conhecimento será produto da experiência direta e da visão indubitável.

Vastos desertos devem ser percorridos para o detentor de tal grau. Apesar das adversidades, o esforço vale a pena, pois o Real lhe concedeu autorização específica para orientar corretamente Seus servos e lhe incumbiu a tarefa de encaminhá-los para a Presença Divina. Este é o sheikh que merece ser procurado, pois ele corresponde à descrição de “grande” dada no hadith relatado por Abu Juhayfa: “Você deve consultar os estudiosos, misturar-se com os sábios e manter-se com os grandes.”

(…)

E, Sheikh Ibrahim declara em Kashf al-Ilbas:

O sheikh é aquele que te lustra com seus traços de caráter virtuoso, te treina curvando sua cabeça em silêncio e ilumina teu ser interior com a irradiação [de sua Luz].

 (…)

As condições para ser um sheikh são conhecimento genuíno (‘ilm), experiência espiritual inequívoca (dhawq), aspiração elevada (himma), estar em um estado de satisfação Divina (hala maddiyya), e possuir uma visão espiritual penetrante (basira).

Sobre a marca do Sheikh Verdadeiro ​

Quanto às características distintivas do sheikh consumado, em Kashf al-Ilbas, Sheikh Ibrahim Niasse citou al-Sharishi como tendo dito em Anwar al-Sara’ir:

O sheikh certamente tem sinais, pois sem eles, o aspirante está apenas à deriva das noites de paixões vãs. Se o sheikh não tiver nenhuma marca distintiva, seja externa ou internamente, o aspirante será engolido pelas profundezas do oceano, pois o homem doente está no estado mais próximo da perdição se não houver um médico informado de sua condição. Os sinais do Sheikh são que ele não está inclinado a seguir as paixões vãs. Para ele, o mundo efêmero (dunya) foi dobrado e o além foi espalhado diante dele.

E também é de Kashf al-Ilbas a declaração de Nosso Sheikh Ahmad al-Tijani – nosso meio de acesso ao nosso Senhor, o Pólo Oculto e o renomado selo de Santidade de Muhammad – constante em Jawahir al-Ma’ani:

Quanto à verdadeira natureza do Sheikh consumado, ele é aquele para quem todos os véus foram removidos da perfeita contemplação da Presença Divina, com percepção visual e realização certa. O processo começa com a consciência atenta (muhadara), que envolve observar as realidades por trás de uma cortina espessa (sitr). Em seguida, vem a revelação (mukashafa), que envolve observar as realidades por trás de uma cortina fina. Em seguida, vem o testemunho (mushahada), que envolve a manifestação das realidades sem véu (hijab), mas com particularidade. Por último, vem a visão direta (mu’ayana), que envolve observar as realidades sem véu ou particularidade, sem absolutamente nenhum traço sobrevivente de variação ou alteração. Esta é a estação de erradicação, verdade absoluta, destruição e aniquilação da aniquilação. Nada há nesta estação senão a visão direta do Real, no Real, para o Real e pelo Real.

Nada permanece exceto Allah, e nada além Dele. Não há nada a ser adicionado e nada a ser separado.

Então vem a existência verdadeira, onde se é capaz de distinguir os graus (maratib) com base no conhecimento direto (ma’arifa) de suas particularidades, requisitos, exigências e tudo a que têm direito. Também se tornará conhecida a fonte de cada grau, a razão de sua existência, seu propósito e o retorno de seus assuntos. Esta é a posição de compreensão do servo quanto à sua identidade pessoal e seu conhecimento de todos os seus segredos e particularidades; bem como seu conhecimento da Presença Divina, sua grandeza, majestade, atributos exaltados e perfeição. E esse seu conhecimento será produto da experiência direta e da visão indubitável.

Vastos desertos devem ser percorridos para o detentor de tal grau. Apesar das adversidades, o esforço vale a pena, pois o Real lhe concedeu autorização específica para orientar corretamente Seus servos e lhe incumbiu a tarefa de encaminhá-los para a Presença Divina. Este é o sheikh que merece ser procurado, pois ele corresponde à descrição de “grande” dada no hadith relatado por Abu Juhayfa: “Você deve consultar os estudiosos, misturar-se com os sábios e manter-se com os grandes.”

(…)

E, Sheikh Ibrahim declara em Kashf al-Ilbas:

O sheikh é aquele que te lustra com seus traços de caráter virtuoso, te treina curvando sua cabeça em silêncio e ilumina teu ser interior com a irradiação [de sua Luz].

 (…)

As condições para ser um sheikh são conhecimento genuíno (‘ilm), experiência espiritual inequívoca (dhawq), aspiração elevada (himma), estar em um estado de satisfação Divina (hala maddiyya), e possuir uma visão espiritual penetrante (basira).

Compartilhe

Deseja conhecer mais o Sufismo e a Tariqa Tijaniyya? 

Deixe uma mensagem que entraremos em contato

Todos os Direitos Reservados  ©Alfityanu Siddiq Brasil 2014-2021

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Isto inclui cookies de sites de mídias sociais de terceiros e cookies de publicidade que podem analisar o uso deste site. Para concordar, clique em "Entendi". Para desativar, clique em "Configurações de cookies".

Entre em contato conosco!