Design sem nome 55 p5vqcdu9kr5yrjbu739fnoripgd3ze5h4s64me1nt6 Alfityanu Siddiq Brasil - Sheikh Mahi Cisse
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Sobre o Caminho Espiritual (Tariqa)​

Em sentido amplo, o termo Tariqa significa Caminho. E é o que encontramos na Surah al-Jinn, onde Allah (subhana wa ta’ala) diz:

وَأَنْ لَوِ اسْتَقَامُوا عَلَى الطَّرِيقَةِ لَأَسْقَيْنَاهُمْ مَاءً غَدَقًا

Mas, se tivessem sido firmes no (verdadeiro) camino (الطَّرِيقَةِ), tê-los-íamos agraciado com água abundante” (72 – 16)

Em Tasawwuf, o uso mais comum que se faz do termo Tariqa é para denotar o Caminho Espiritual que o aspirante percorre para obter o Conhecimento de Allah (ma’arifat Allah) e entrar na Presença Divina, mas também indica o Método ou o conjunto de meios que os Sheikhs de Tarbiya utilizam para treinar espiritualmente os viajantes desse caminho. Com o passar do tempo os métodos de treinamento espiritual (tarbiya) foram sendo sistematizados e o termo tariqa adquiriu também o acepção de Escola de Ihsan ou Escola de Tasawwuf.

Sheikh Ibn Ajiba disse em Kitab al-Tasawwuf:

Quanto à tariqa, pode-se dizer que é a retificação das consciências.” E também, “(…) na tariqa, Allah é o objetivo do servo”.

Em Lata’if al-Minan, al-Sha’rani disse:

O caminho do povo Sufi (tariq al-qawm) sempre foi uma raridade em todas as épocas. Poucos tiveram a resistência para suportar o treinamento de seu sheikh (tarbiya) e o exame [que ele faz] de suas ações.

E, Sheikh Ibrahim Niasse diz em Kashf al-Ilbas:

O caminho do povo Sufi, portanto, consiste inteiramente em lutar contra o ego (mujahadat li-l-nafs). Mas, onde está aquele que é capaz de uma conduta virtuosa e uma dedicada oposição ao eu inferior, preferindo o desejo do Real aos desejos do ego? Isso só pode ser alcançado com o sacrifício da alma (badhl al-ruh).

Até aqui temos visto a Ciência, denominada Tasawwuf, e o seu Método ou Caminho, chamado de Tariqa. Resta-nos estudar sobre para quem tal Caminho está destinado e quem é o Mestre desta Ciência: ao primeiros podemos chamar de murid (aspirante) ou salik (peregrino ou viajante espiritual), quanto àquele que dominou tal Ciência e atingiu seu objetivo, muitos nomes foram dados sendo o mais comum o de Murshid (Guia Espiritual).

Sheikh Ibrahim Niasse disse:

Considere esta passagem de Ruh al-Bayan:

Saiba que os buscadores espirituais (salikīn) são de vários tipos. Alguns deles levam setenta anos para ultrapassar os obstáculos e furar os véus. Outros levam dez anos, ou um ano, ou um mês, ou mesmo uma semana, ou mesmo uma hora. Alguns deles até chegam ao seu destino em um único instante, por boa sorte especial de Allah e Sua assistência predeterminada. Lembre-se dos feiticeiros do Faraó quando testemunharam o milagre de Moisés. Eles levaram apenas um instante para dizer: “Cremos no Senhor de todos os mundos” (Alcorão, 7: 121). Eles viram o caminho e o percorreram sem hesitação, então eles vieram, momento a momento – ou até menos do que isso – para serem dotados com a gnose de Allah.

Está relatado que Ibrahim b. Adham costumava se envolver em seus negócios mundanos, mas depois se afastou disso para embarcar no caminho da Verdade. Sua jornada não o levou mais longe do que a distância de Balkh a Marw al-Rudh, quando ele viu um homem cair da ponte sobre um rio inundado. Ele sinalizou para ele: “Pare!” O homem parou no ar e foi salvo.

Rabi’a al-‘Adawiyya al-Basriyya era uma mulher idosa escravizada que foi colocada à venda no mercado de Basra, mas ninguém a queria por causa de sua idade avançada. Um dos mercadores ficou com pena dela, então ele a comprou por cem dirhams (pequenas moedas de prata), então a emancipou prontamente.

Então ela escolheu embarcar no caminho da Verdade, dedicando-se à adoração. Antes que um ano tivesse se passado, ela estava sendo visitada pelos leitores e estudiosos (do Alcorão) de Basra devido à grandeza de seu status.

Se você perguntasse: “Por que um é escolhido para o sucesso Divino, enquanto o outro é privado dele, embora ambos sejam parceiros na servidão [de Allah]?” A resposta a essa pergunta vem do Altíssimo Majestoso: você deve aderir à conduta virtuosa (adab), e você deve saber o segredo do Senhorio e a Realidade da Servidão, pois ‘Ele  não será questionado quanto ao que Ele faz, mas eles serão questionados’ (Alcorão, 21:23). “Tal é o julgamento e ordem (Dele), o Poderoso, o Sábio” (6:96). “Toda generosidade está nas mãos de Allah. Ele concede a quem Ele quer” (3:73). “Allah é o Senhor da infinita generosidade’ (3:74).”

Que Allah nos inclua entre aqueles para quem a assistência foi pré-ordenada, que estão destinados a receber sucesso e Sua orientação. Amin, oh Senhor de todos os mundos.

Sobre o Caminho Espiritual (Tariqa)​

Em sentido amplo, o termo Tariqa significa Caminho. E é o que encontramos na Surah al-Jinn, onde Allah (subhana wa ta’ala) diz:

وَأَنْ لَوِ اسْتَقَامُوا عَلَى الطَّرِيقَةِ لَأَسْقَيْنَاهُمْ مَاءً غَدَقًا

Mas, se tivessem sido firmes no (verdadeiro) camino (الطَّرِيقَةِ), tê-los-íamos agraciado com água abundante” (72 – 16)

Em Tasawwuf, o uso mais comum que se faz do termo Tariqa é para denotar o Caminho Espiritual que o aspirante percorre para obter o Conhecimento de Allah (ma’arifat Allah) e entrar na Presença Divina, mas também indica o Método ou o conjunto de meios que os Sheikhs de Tarbiya utilizam para treinar espiritualmente os viajantes desse caminho. Com o passar do tempo os métodos de treinamento espiritual (tarbiya) foram sendo sistematizados e o termo tariqa adquiriu também o acepção de Escola de Ihsan ou Escola de Tasawwuf.

Sheikh Ibn Ajiba disse em Kitab al-Tasawwuf:

Quanto à tariqa, pode-se dizer que é a retificação das consciências.” E também, “(…) na tariqa, Allah é o objetivo do servo”.

Em Lata’if al-Minan, al-Sha’rani disse:

O caminho do povo Sufi (tariq al-qawm) sempre foi uma raridade em todas as épocas. Poucos tiveram a resistência para suportar o treinamento de seu sheikh (tarbiya) e o exame [que ele faz] de suas ações.

E, Sheikh Ibrahim Niasse diz em Kashf al-Ilbas:

O caminho do povo Sufi, portanto, consiste inteiramente em lutar contra o ego (mujahadat li-l-nafs). Mas, onde está aquele que é capaz de uma conduta virtuosa e uma dedicada oposição ao eu inferior, preferindo o desejo do Real aos desejos do ego? Isso só pode ser alcançado com o sacrifício da alma (badhl al-ruh).

Até aqui temos visto a Ciência, denominada Tasawwuf, e o seu Método ou Caminho, chamado de Tariqa. Resta-nos estudar sobre para quem tal Caminho está destinado e quem é o Mestre desta Ciência: ao primeiros podemos chamar de murid (aspirante) ou salik (peregrino ou viajante espiritual), quanto àquele que dominou tal Ciência e atingiu seu objetivo, muitos nomes foram dados sendo o mais comum o de Murshid (Guia Espiritual).

Sheikh Ibrahim Niasse disse:

Considere esta passagem de Ruh al-Bayan:

Saiba que os buscadores espirituais (salikīn) são de vários tipos. Alguns deles levam setenta anos para ultrapassar os obstáculos e furar os véus. Outros levam dez anos, ou um ano, ou um mês, ou mesmo uma semana, ou mesmo uma hora. Alguns deles até chegam ao seu destino em um único instante, por boa sorte especial de Allah e Sua assistência predeterminada. Lembre-se dos feiticeiros do Faraó quando testemunharam o milagre de Moisés. Eles levaram apenas um instante para dizer: “Cremos no Senhor de todos os mundos” (Alcorão, 7: 121). Eles viram o caminho e o percorreram sem hesitação, então eles vieram, momento a momento – ou até menos do que isso – para serem dotados com a gnose de Allah.

Está relatado que Ibrahim b. Adham costumava se envolver em seus negócios mundanos, mas depois se afastou disso para embarcar no caminho da Verdade. Sua jornada não o levou mais longe do que a distância de Balkh a Marw al-Rudh, quando ele viu um homem cair da ponte sobre um rio inundado. Ele sinalizou para ele: “Pare!” O homem parou no ar e foi salvo.

Rabi’a al-‘Adawiyya al-Basriyya era uma mulher idosa escravizada que foi colocada à venda no mercado de Basra, mas ninguém a queria por causa de sua idade avançada. Um dos mercadores ficou com pena dela, então ele a comprou por cem dirhams (pequenas moedas de prata), então a emancipou prontamente.

Então ela escolheu embarcar no caminho da Verdade, dedicando-se à adoração. Antes que um ano tivesse se passado, ela estava sendo visitada pelos leitores e estudiosos (do Alcorão) de Basra devido à grandeza de seu status.

Se você perguntasse: “Por que um é escolhido para o sucesso Divino, enquanto o outro é privado dele, embora ambos sejam parceiros na servidão [de Allah]?” A resposta a essa pergunta vem do Altíssimo Majestoso: você deve aderir à conduta virtuosa (adab), e você deve saber o segredo do Senhorio e a Realidade da Servidão, pois ‘Ele  não será questionado quanto ao que Ele faz, mas eles serão questionados’ (Alcorão, 21:23). “Tal é o julgamento e ordem (Dele), o Poderoso, o Sábio” (6:96). “Toda generosidade está nas mãos de Allah. Ele concede a quem Ele quer” (3:73). “Allah é o Senhor da infinita generosidade’ (3:74).”

Que Allah nos inclua entre aqueles para quem a assistência foi pré-ordenada, que estão destinados a receber sucesso e Sua orientação. Amin, oh Senhor de todos os mundos.

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