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Breve Biografia do Sheikh Tijani Cisse

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O Sheikh Ahmad al-Tijani ibn Seiyydi ‘Ali Cisse (que Allah o preserve) detém o imamato da Grande Mesquita de Medina Baye, no Senegal. Alçou a tal posição depois de uma vida inteira de instrução pessoal e companheirismo com alguns dos sábios tijanis mais eminentes do século XX: como seu avô Sheikh Ibrahim Niasse (m. 1975), seu pai Sheikh Seiyydi Ali Cisse (m. 1982) e seu irmão Sheikh Hassan ibn ‘Ali Cisse (m. 2008).

Nascido em 1955, Sheikh Tijani Cisse foi o segundo filho do aluno mais amado do Sheikh Ibrahim, Sheikh Ali Cisse, com sua filha mais velha, Fâtima al-Zahrâ’ Niasse (que Allah esteja satisfeito com todos eles).

Após memorizar o Alcorão em Medina Baye, Sheikh Tijani tornou-se professor de Alcorão naquela cidade enquanto continuava os seus estudos islâmicos. No fim da sua adolescência, devotou-se integralmente à instrução pessoal (majalis al-‘ilm), primeiro sob [a orientação] de seu pai, o Sheikh ‘Ali (1971-1972); e, então sob a de seu avô, o Sheikh Ibrahim (1973). Foi o último a ser instruído pessoalmente por Sheikh Ibrahim nos textos clássicos, focando-se principalmente em literatura e poesia árabe. Mais tarde, receberia a mais alta das licenças (ijazat) das [mãos] de seu pai, que [então] lhe disse:

 

O que quer que o Sheikh Ibrahim tenha me dado, estou dando a você.

 

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Seiyyda Fatima Zahra e Seiyydi Ali Cisse

 

Tendo completado a sua primeira educação, no Senegal, Sheikh Tijani Cisse viajou para o Egito. Lá, morou com o Sheikh Hassan Cisse durante o último ano de estudo do seu irmão mais velho, no Cairo.

Assim como seu irmão, Sheikh Tijani Cisse foi excelente nos seus estudos formais no Egito; isso como resultado, dizia ele, do rigor da instrução informal que lhe fora dada no Senegal. Graduou-se como o primeiro da classe na escola preparatória de al-Azhar, recebendo o seu diploma de língua árabe em 1974. Recebeu o seu bacharelado em 1977, em Língua Árabe, graduando-se como o quarto da sua classe. Em 1981, distinguiu-se na Universidade de al-Azhar com uma pós-graduação na faculdade de Usul al-Din [Teologia], departamento de Hadith [Tradições Proféticas].

Ao finalizar seus estudos no Egito, viajou extensivamente por toda a África, Oriente Médio e EUA; [dedicou-se, nessas viagens] a participar de conferências, debates religiosos e a chamar as pessoas para o Islam. Investiu um certo tempo na edição e publicação de várias obras importantes, incluindo o Kashif al-Ilbas [Remoção da Confusão] e uma coleção dos escritos do Sheikh Ibrahim, que ele nomeou como Sa’adat al-Anam [A Felicidade das Pessoas]. Também, ajudou na publicação de uma extensiva coleção das súplicas do Sheikh Ibrahim, o Kanz al-Masun [O Tesouro Preservado].

É relatado que um sábio de al-Azhar disse [ao Sheikh Tijani Cisse] que a sua obra na qual identifica as citações de hadith na publicação de 2001 do Kashif al-Ilbas seria o bastante para completar-se um doutorado na Universidade de al-Azhar. Sheikh Hassan Cisse escreveu, na introdução da reimpressão do livro Kashif:

 

Agradeço ao meu querido irmão, o mestre, o Sheikh Tijani ‘Ali Cisse, que investiu os seus esforços para o sucesso dessa obra piedosa, um empenho muito apreciado…

 

O Sheikh Tijani Cisse foi reconhecido pelo Governo Senegalês em 2001, quando foi designado como Encarregado Geral do Senegal para o Hajj. Já em 2006, foi designado como Embaixador de Missões Especiais do Senegal. E em 1993 obteve a “Ordre de Mérite” senegalesa.

 

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Ele foi o confidente mais íntimo e companheiro de viagem do seu irmão, o Sheikh Hassan Cisse. Em sua investidura [como Imam], relembrou-se que quem quer que estivesse falando com o Sheikh Hassan quando o Sheikh Tijani entrasse na sala – ainda que fosse um ministro do Governo – deveria deixá-los a sós caso tivessem algo a discutir.

Muitas das ocorrências milagrosas durante as viagens do Sheikh Hassan foram compartilhadas com o seu irmão, o Sheikh Tijani Cisse. Um exemplo disso, [se deu] quando um grande sábio em Medina deu ao Sheikh Hassan uma ijaza para ensinar ahadîth seletos por ordem do Profeta (que a bênção e a paz de Allah estejam sobre ele) em um encontro visionário, o Sheikh Tijani recebeu dele a mesma ijaza. [Por fim],a extensão de sua intimidade com o Sheikh Hassan se provou com este chamando o seu irmão mais novo para o lado da sua cama para ser a última pessoa com ele depois que falecesse.

 

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Sheikh Hassan Cisse

A sua nobre mãe, Seyyida Fatima al-Zahra Niasse, revelou que algumas pessoas de discernimento na Nigéria costumavam dizer que já que, tal como o Profeta Muhammad, o Sheikh Ibrahim teve um pai chamado ‘Abdullah, um genro e companheiro íntimo chamado ‘Ali, uma filha chamada Fatima, e um neto chamado Hassan, [e, portanto] o seu segundo filho (Sheikh Tijani Cisse) era, na realidade, um “Hussain”, semelhante ao segundo neto amado do Profeta (que a bênção e a paz de Allah estejam sobre ele).

O testamento do Sheikh Ibrahim designou a liderança da Grande Mesquita de Medina Baye, ao seu discípulo mais íntimo, o Sheikh ‘Ali Cisse [que deveria, em seguida] ser passada para o filho mais velho deste, o Sheikh Hassan, e depois “para quem Allah quiser.” De acordo com o testemunho na sua investidura como Imam, a validação unânime do Sheikh Tijani Cisse como o novo Imam da comunidade provou ser ele aquele a “quem Allah queria” de acordo com o testamento do Sheikh Ibrahim Niasse.


Escrito por: Zakariya Wright

Traduzido ao português por: Ya’qûb ‘Abd al-Jabbâr Ghîmârâish (al-Brâzîli al-Tijâni)

Revisão e Edição: Alfityanu Siddiq Brasil

Fonte: https://tijani.org/scholars/shaykh-tijani-cisse

 

Breve Biografia do Sheikh Tijani Cisse

 

artworks 000045194481 6sxt0j t500x500 Alfityanu Siddiq Brasil - Sheikh Mahi CisseO Sheikh Ahmad al-Tijani ibn Seiyydi ‘Ali Cisse (que Allah o preserve) detém o imamato da Grande Mesquita de Medina Baye, no Senegal. Alçou a tal posição depois de uma vida inteira de instrução pessoal e companheirismo com alguns dos sábios tijanis mais eminentes do século XX: como seu avô Sheikh Ibrahim Niasse (m. 1975), seu pai Sheikh Seiyydi Ali Cisse (m. 1982) e seu irmão Sheikh Hassan ibn ‘Ali Cisse (m. 2008).

Nascido em 1955, Sheikh Tijani Cisse foi o segundo filho do aluno mais amado do Sheikh Ibrahim, Sheikh Ali Cisse, com sua filha mais velha, Fâtima al-Zahrâ’ Niasse (que Allah esteja satisfeito com todos eles).

Após memorizar o Alcorão em Medina Baye, Sheikh Tijani tornou-se professor de Alcorão naquela cidade enquanto continuava os seus estudos islâmicos. No fim da sua adolescência, devotou-se integralmente à instrução pessoal (majalis al-‘ilm), primeiro sob [a orientação] de seu pai, o Sheikh ‘Ali (1971-1972); e, então sob a de seu avô, o Sheikh Ibrahim (1973). Foi o último a ser instruído pessoalmente por Sheikh Ibrahim nos textos clássicos, focando-se principalmente em literatura e poesia árabe. Mais tarde, receberia a mais alta das licenças (ijazat) das [mãos] de seu pai, que [então] lhe disse:

O que quer que o Sheikh Ibrahim tenha me dado, estou dando a você.

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Seiyyda Fatima Zahra e Seiyydi Ali Cisse

 

Tendo completado a sua primeira educação, no Senegal, Sheikh Tijani Cisse viajou para o Egito. Lá, morou com o Sheikh Hassan Cisse durante o último ano de estudo do seu irmão mais velho, no Cairo.

Assim como seu irmão, Sheikh Tijani Cisse foi excelente nos seus estudos formais no Egito; isso como resultado, dizia ele, do rigor da instrução informal que lhe fora dada no Senegal. Graduou-se como o primeiro da classe na escola preparatória de al-Azhar, recebendo o seu diploma de língua árabe em 1974. Recebeu o seu bacharelado em 1977, em Língua Árabe, graduando-se como o quarto da sua classe. Em 1981, distinguiu-se na Universidade de al-Azhar com uma pós-graduação na faculdade de Usul al-Din [Teologia], departamento de Hadith [Tradições Proféticas].

 

Ao finalizar seus estudos no Egito, viajou extensivamente por toda a África, Oriente Médio e EUA; [dedicou-se, nessas viagens] a participar de conferências, debates religiosos e a chamar as pessoas para o Islam. Investiu um certo tempo na edição e publicação de várias obras importantes, incluindo o Kashif al-Ilbas [Remoção da Confusão] e uma coleção dos escritos do Sheikh Ibrahim, que ele nomeou como Sa’adat al-Anam [A Felicidade das Pessoas]. Também, ajudou na publicação de uma extensiva coleção das súplicas do Sheikh Ibrahim, o Kanz al-Masun [O Tesouro Preservado].

É relatado que um sábio de al-Azhar disse [ao Sheikh Tijani Cisse] que a sua obra na qual identifica as citações de hadith na publicação de 2001 do Kashif al-Ilbas seria o bastante para completar-se um doutorado na Universidade de al-Azhar. Sheikh Hassan Cisse escreveu, na introdução da reimpressão do livro Kashif:

Agradeço ao meu querido irmão, o mestre, o Sheikh Tijani ‘Ali Cisse, que investiu os seus esforços para o sucesso dessa obra piedosa, um empenho muito apreciado…

 

O Sheikh Tijani Cisse foi reconhecido pelo Governo Senegalês em 2001, quando foi designado como Encarregado Geral do Senegal para o Hajj. Já em 2006, foi designado como Embaixador de Missões Especiais do Senegal. E em 1993 obteve a “Ordre de Mérite” senegalesa.

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Muitas das ocorrências milagrosas durante as viagens do Sheikh Hassan foram compartilhadas com o seu irmão, o Sheikh Tijani Cisse. Um exemplo disso, [se deu] quando um grande sábio em Medina deu ao Sheikh Hassan uma ijaza para ensinar ahadîth seletos por ordem do Profeta (que a bênção e a paz de Allah estejam sobre ele) em um encontro visionário, o Sheikh Tijani recebeu dele a mesma ijaza. [Por fim],a extensão de sua intimidade com o Sheikh Hassan se provou com este chamando o seu irmão mais novo para o lado da sua cama para ser a última pessoa com ele depois que falecesse.

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Sheikh Hassan Cisse

A sua nobre mãe, Seyyida Fatima al-Zahra Niasse, revelou que algumas pessoas de discernimento na Nigéria costumavam dizer que já que, tal como o Profeta Muhammad, o Sheikh Ibrahim teve um pai chamado ‘Abdullah, um genro e companheiro íntimo chamado ‘Ali, uma filha chamada Fatima, e um neto chamado Hassan, [e, portanto] o seu segundo filho (Sheikh Tijani Cisse) era, na realidade, um “Hussain”, semelhante ao segundo neto amado do Profeta (que a bênção e a paz de Allah estejam sobre ele).

O testamento do Sheikh Ibrahim designou a liderança da Grande Mesquita de Medina Baye, ao seu discípulo mais íntimo, o Sheikh ‘Ali Cisse [que deveria, em seguida] ser passada para o filho mais velho deste, o Sheikh Hassan, e depois “para quem Allah quiser.” De acordo com o testemunho na sua investidura como Imam, a validação unânime do Sheikh Tijani Cisse como o novo Imam da comunidade provou ser ele aquele a “quem Allah queria” de acordo com o testamento do Sheikh Ibrahim Niasse.


Escrito por: Zakariya Wright
Traduzido ao português por: Ya’qûb ‘Abd al-Jabbâr Ghîmârâish (al-Brâzîli al-Tijâni)

Revisão e Edição: Alfityanu Siddiq Brasil

Fonte: https://tijani.org/scholars/shaykh-tijani-cisse

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